2013/06/04

Photoshop.com Encerra a 18 de Junho


O serviço da Adobe Photoshop.com que mantinha as fotos na cloud vai encerrar no próximo dia 18 de Junho, e a Adobe está a alertar os utilizadores para que procedam à migração para o novo serviço Revel. Um serviço que no entanto ainda não suporta todos os tipos de ficheiros, e que faz com que a Adobe recomende o download integral dos vossos conteúdos para garantir que não perdem nada.

Serve para nos relembrar que nenhum serviço é eterno, e que por muito cómodo que seja confiar na "cloud", estaremos sempre sujeitos às mudanças de políticas/vontades das empresas responsáveis... que a qualquer momento poderão decidir que o nosso comodismo não é justificação suficiente para que nos façam as vontades.

Ainda por cima, caso tenham lá conteúdos que queiram realmente manter, dá-se o caso caricato de o seu download poder dar um pouco mais de trabalho do que pensariam. Em vez de disponibilizar um simples link para um arquivo comprimido com os nossos conteúdos, a Adobe pede para que instalem o Adobe AIR, seguido do seu Adobe Media Downloader, e só depois - através desse programa - é que poderão fazer o download dos vossos conteúdos! Não me lembro que tipo de coisas é que por lá tinha, mas não estou com vontade de instalar o AIR ou um "Media Downloader" para o descobrir (e muito menos de vir a dar uso ao novo Revel).

... Já me faz lembrar aqueles "crapwares" que para serem desinstalados pedem para se instalar um "desinstalador".

1 comentário: