2013/07/11

Samsung prepara Smartphones com ZigBee


Há anos que se espera que o mercado da domótica dê um salto explosivo e torne possível a qualquer pessoa dar um pouco mais de inteligência às suas casas, para maior conforto, eficiência energética e segurança. Pensou-se que isso estaria preste a acontecer com o anúncio do Android@Home feito pelo Google... mas que no entanto caiu no esquecimento desde então. Agora, poderá estar prestes a ressurgir por intermédio da Samsung que está preparar smartphones com ZigBee integrado.

O ZigBee é um sistema de comunicação wireless que foi concebido para comunicações robustas, rápidas, e de muito baixo consumo (para permitir que equipamentos que funcionem a pilhas possam ter autonomias de muitos meses, ou até anos), e é usado em diversos módulos e sistemas inteligentes - por exemplo, as lâmpadas Philips Hue usam ZigBee.  Mas, para que possam ser usados actualmente, é sempre necessário usar um gateway, que se encarregue de fazer a ligação entre os nossos computadores e smartphones, usando WiFi ou Ethernet, e a rede ZigBee.

Caso o ZigBee comece a ser integrados em smartphones, tornará muito mais simples (e apetecível) a utilização de tais sistemas, pois passará a ser possível controlá-los directamente sem necessidade de gateways que obriguem a drivers ou protocolos proprietários. Depois de (mais de) uma década a dizer que "vai ser desta"... pode ser que desta vez seja mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)