2013/09/16

Google Glass dispensa o Tethering para escapar ao controlo das Operadoras


Podemos ver que algo vai mal quando até uma empresa como o Google tem que recorrer a artimanhas para dar a volta a algumas limitações dos operadores. O tethering é a funcionalidade que permite que um smartphone funcione como "modem" para outro equipamento. Poderia pensar-se que seria algo simples e lógico de estar disponível em todos os smartphones, mas infelizmente os operadores acham que não: o tethering é algo que cada operador pode permitir ou não permitir nas suas redes. Para o Google Glass, o Google resolveu dar a volta ao assunto.



Se alguém paga para ter 1GB de dados no telemóvel, seria de esperar que os pudesse usar como bem entendesse - quer fosse usando o próprio smartphone, como um portátil ou tablet ligado à internet através dele. Mas infelizmente não é o caso. Há operadores que limitam essa funcionalidade e pedem uma taxa extra para que o possam fazer.

Para equipamentos como o Google Glass que dependem de uma ligação à internet feita por essa via, implicava que os utilizadores tivessem obrigatoriamente que ter um plano de dados com essa funcionalidade... até agora. Com a última actualização, o tráfego de dados para o Google Glass passa a ser reencaminhado pela app existente no smartphone, fazendo com que, para todos os efeitos, os dados estejam a ser usados apenas pelo smartphone - e assim dispensando a necessidade do tethering "oficial".

É daquelas soluções lógicas que dá vontade de fazer sempre que alguém tenta criar uma limitação absurda e sem qualquer lógica. Os utilizadores pagam pelos dados que consomem no seu plano de dados mobile, que motivo poderá haver para que um operador queira impedir que esses dados apenas possam ser usado num único aparelho (claro que não precisam responder, o motivo facilmente salta à vista: pela vontade deles teríamos que pagar um plano de dados por todo e cada aparelho mobile que quisermos com acesso à internet!)

Vai ser interessante ver de que forma reagem os operadores a esta "táctica" do Google... e o melhor é que se comecem a preparar pois, ou eles passam a ser um pouco mais decentes com os seus clientes, ou verão este tipo de coisa a ser cada vez mais frequente com todo o tipo de acessórios que vão surgir (como os smartwatches, por exemplo).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)