2013/09/16

Sailfish OS ganha compatibilidade com Android


Como é que alguma nova empresa pode ter esperança de vir a ter sucesso no mercado dos smartphones, dominado por Android e iOS e onde até gigantes como a Microsoft estão a ter enorme dificuldade em ganhar mercado? Para o Sailfish OS da Jolla a táctica é simples: tornar o seu sistema compatível com o Android.

A Jolla espera que o seu Saifish OS possa ganhar mais interesse ao poder dar uso às apps Android já existentes, e aproveitar-se do facto de na China o Google Play não permitir ainda apps pagas. Isso faz com que por lá sejam populares app stores alternativas, algo que vem mesmo a calhar para o Sailfish - pois não podendo dar uso ao Google Play oficial, nada o impede de dar uso a essas outras lojas não oficiais.

É uma táctica que é assustadoramente simples e que poderá dar-lhe o impulso necessário para que seja considerado por parceiros (e pelos utilizadores) em vez de ser imediatamente atirado "para canto" por ser apenas mais uma nova plataforma sem qualquer esperança de longevidade a curto prazo. A minha pergunta é se o Google não estará a ficar farto de ver outros a usarem a abertura do Android em seu próprio benefício. Recentemente já temos assistido a casos em que o Google "bateu o pé" a parceiros que estavam a considerar usar Androids não oficiais. Se outros pretendentes começarem a surgir com os seus próprios sistemas que oferecem compatibilidade com as Apps Android, quanto tempo demorará até que o Google os considere uma ameaça?

... Ou será que, por outro lado, poderemos encarar isto como sendo um sinal do total domínio do Android, que poderá vir a tornar-se no verdadeiro sistema universal para o futuro; onde mesmo outras plataformas serão compatíveis com as suas apps - fazendo com que para o utilizador final, pouco lhes interesse saber que sistema o seu smartphone ou tablet corra, desde que tenha acesso às apps que quer instalar?

2 comentários:

  1. Pois, seria genial contar-mos com um serviço universal de apps, mas não me parece nada que a Apple ou Microsoft cheguem a esse ponto.

    Fiquei curioso em saber hoje, já que não sabia, que o Firefox OS também recorre à mesma táctica e de que a BlackBerry, desde o lançamento do PlayBook OS, também o fez...

    Este projecto da Sailfish OS é para mim o "erro da morte" da Nokia ao ter abandonado naquela fase o Meego, ficou à deriva muito tempo.

    Este sistema do Sailfish talvez nos venha a surpreender e quem sabe não seja brevemente comprado por uma gigante!.

    ResponderEliminar
  2. Eu já tenho o meu pré-encomendado.

    ResponderEliminar