2013/09/24

iMessage para Android?


O iMessage é o sistema de mensagens usado pela Apple, e que está integrado de forma transparente no iOS com as mensagens SMS. Isto é, o processo é exactamente o mesmo quer desejem enviar um SMS ou um iMessage, sendo que o sistema automaticamente detecta e vos informa se o destinatário está num equipamento compatível iMessage, ou se a mensagem seguirá via SMS.

O grande problema é que ao contrário das apps de mensagens multiplataforma, o iMessage é algo que está apenas disponível para os produtos da Apple... ou, pelo menos, estava... já que agora surge uma suposta app de iMessage para Android.

Embora a app funcione, este iMessage para Android é altamente suspeito e desaconselhado.

Actualização: o Google já removeu a app.

Para começar, a app pede-vos o vosso Apple ID e password - o que logo à partida não é nada recomendável para qualquer app que não seja oficial vinda directamente da Apple. Depois, a app funciona fazendo-se passar por um Mac Mini - o que até poderá ser um método inocente e necessário para conseguir enviar e receber mensagens num Android, mas que também as redirecciona para um servidor na China - que potencialmente poderá estar a guardar tudo aquilo que disserem (para além de já ter total acesso à vossa conta Apple por terem fornecido as vossas credenciais).

E por último, e que servirá como principal desincentivo (caso os anteriores não fossem suficientes), a App tem a capacidade de fazer downloads e instalar novas apps remotamente.


Por este último motivo, nem sequer posso aconselhar a que a experimentem com uma conta Apple ID "de testes", pois mesmo esse teste poderá resultar em coisas indesejadas instaladas no nosso Android.

É pena... pois sem dúvida que ter um iMessage aberto a todos seria uma grande mais valia (embora não me pareça que tal venha a acontecer: o próprio Steve Jobs disse que o Facetime estaria aberto a todos... e até hoje ainda está por concretizar) - mas até que tal surja pela mão da própria Apple, o melhor é evitarem meterem-se nestas aventuras.

6 comentários:

  1. Com tantos serviços de messaging multi-plataforma não entendo o desejo de ter isto no android

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não devemos ver isto dessa forma mas sim no feito que é fazer algo funcionar com os serviços da Apple sem ser feito pela mesma!

      Quanto ao que disseste, pá... também havia desejo de ter Skype com video-call no Android e iOS quando na verdade já existiam apps multi-platform para tal :)

      Eliminar
  2. O iMessage dá muito jeito porque permite poupar muito dinheiro. Cria-se e escreve-se um SMS "normal" e na altura de enviar é o próprio dispositivo que verifica se o equipamento receptor também tem imessage. Se tiver envia a mensagem pela rede de dados evitando assim o pagamento de uma SMS. Se não tiver, vai por SMS normal, Tudo sem que o utilizador se precise preocupar com nada.
    Seria óptimo ter isto no Android porque aumentaria ainda mais a poupança para o utilizador. Mas os lobbies das operadoras móveis devem ser muito fortes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao uso o iMessage e nao envio um SMS á meses. E tenho um iPhone! :)
      Onde quero chegar é que existem tantas alternativas de messaging até multi-plataforma que nem sei porque continuam a queixar-se do preço dos SMS's. Para mim isso ja é coisa do passado. :)

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Outro alerta. "Saurik", o boss do Cydia, que também anda pelo Android, diz que toda a informação da app é enviada/processada na China.
    http://www.idownloadblog.com/2013/09/23/imessage-android/

    ResponderEliminar