2013/09/11

Lapa - Projecto do Porto vai evitar objectos perdidos ou esquecidos


Não há falta de projectos de trackers bluetooth para colocar nos objectos mais preciosos, para que sejam facilmente encontrados usando uma app no smartphones, mas este Lapa que agora se aventura no Indiegogo distingue-se logo à partida por ser... do Porto carago!

Este Lapa agrega todas as funcionalidades que já conhecemos de outros projectos semelhantes, como a utilização de Bluetooth 4.0 Low Power para os alertas locais e avisos caso fiquem fora do alcance; assim como toda uma componente social, onde a comunidade de utilizadores poderá ser usada para detectar objectos perdidos de qualquer outro utilizador.

É possível terem um número ilimitado de "Lapas", assim como partilharem a informação deles com amigos: por exemplo, se tiverem colocado um na coleira do vosso cão, poderão partilhar a sua posição com amigos que também tenham animais de estimação para que se possam juntar a vocês quando vão ao porque - por exemplo; ou usar o Facebook para pedir ajuda para encontrarem algum objecto perdido.


Não posso dizer que seja um projecto original, depois de já por cá terem passado o TileTrackr, e outros. E a proposta de ter uma comunidade para encontrar os objectos é algo que na prática dependerá totalmente da adesão que o projecto tiver - leia-se, é melhor não contarem com isso (ainda mais quando existem diferentes projectos idênticos a competir nesta área... melhor seria surgir um projecto agregador de todos os trackers deste tipo que os juntasse num serviço universal único).

Mas... também é verdade que este Lapa nada fica a dever aos demais e sendo um projecto nacional, pode fazer com que sua "cobertura" no nosso país venha ser melhor do que a dos projectos estrangeiros.


Se estiverem interessados, poderão apanhar um Lapa por $22, ou três por $59 (cerca de 45€) - preços idênticos aos que são praticados pelos outros projectos.

... E já vos disse que é um projecto do Porto, carago? Ah pois é! :)

2 comentários:

  1. Boa noite, li o vosso artigo e estou interessada em saber determinadas especifições do produto. Existe algum contacto onde possa colocar algumas questões? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um salto à página do projecto mostra o email de contacto: support@lapa-app.com

      Eliminar