2013/09/11

Formulários do Google ganham Validação, YouTube e mais


Já era mais que merecido (e desejado) que os formulários criados nos documentos do Google Drive tivessem maiores possibilidades de personalização. Demorou, mas finalmente o Google deu ouvidos e adicionou quatro novas funcionalidades que serão do agrado de todos os que os usam... e daqueles que passarão a usá-los:

  • Validação dos campos - passa a ser possível definir regras de validação para campos de vários tipos, como por exemplo garantir que é um endereço de email, contém/não contém determinado texto ou números,  que são seleccionados um mínimo ou máximo de check boxes, etc. (Os utilizadores mais avançados podem aventurar-se com validações com regex e tudo.)
  • Indicador do progresso - para melhor navegação e identificação de onde se vai, o formulário pode agora apresentar uma barra indicara do progresso para que os utilizadores fiquem melhor informados.
  • Integração de vídeos do YouTube - ideal para realizar testes ou quizzes online, é possível mostrar um vídeo do YouTube directamente no formulário.
  • Mensagem personalizada nos formulários encerrados - em vez da habitual mensagem de "erro", passa a ser possível definir uma mensagem mais amigável e informativa nos formulários que já estiverem encerrados.

Há ainda muito por fazer (eu agradecia a possibilidade de poder mudar a cor/estilo dos formulários de forma simples sem ter que recorrer aos templates pré-existentes), mas... já não é mau ver que ainda há quem esteja a trabalhar e a dar resposta a muitos dos pedidos feitos para estes formulários.


1 comentário:

  1. Aos que queiram usar as Google Forms para efeitos de avaliação, aconselho vivamente a experimentarem o script Flubaroo (http://www.flubaroo.com/).
    Permite dar um feedback rápido ao aluno por email e obter a correção dos testes automatizada.
    Com estas 2 ferramenta associadas, um professor/formador fica com as tarefas de avaliação muito facilitadas.
    Houvesse 1 PC (ou tablet) por aluno...

    ResponderEliminar