2013/09/11

Samsung Exynos 5 Octa vai poder usar os 8 cores em Simultâneo


O CPU Octa-core Exynos 5 da Samsung é um processador ultra potente (mesmo tendo tido um bug que limitou o desempenho nas versões iniciais) mas que tem sido criticado por alguns por apenas dar uso ao modo mais básico de funcionamento da tecnologia big.LITTLE - onde apenas quatro dos seus núcleos de processamento poderem funcionar em simultâneo. A Samsung prepara-se para resolver isso, sendo que no final do ano podemos esperar um Exynos capaz de funcionar verdadeiramente como octa-core.

Com a utilização do Heterogeneous Multi-Processing (HMP), o Exynos 5 Octa passa a poder utilizar a totalidade dos seus processadores, direccionando automaticamente as tarefas mais adequadas para cada processador em função das suas necessidades - tarefas com maior prioridade ou mais exigentes são executadas nos potentes cores Cortex-A15, enquanto as outras dão uso aos mais poupados Cortex-A7. Algo que só se torna possível com alterações a nível do software para que o sistema saiba tirar partido destas vantagens.

A Samsung diz que estes melhoramentos estarão disponíveis no final do ano, mas não especifica se os actuais Exynos 5 irão poder usufruir deles. Ou seja, não está ainda claro se estas melhorias poderão ser disponibilizadas via uma actualização do firmware, ou se ficarão apenas disponíveis para uma nova versão do Exynos 5 a lançar nessa altura.

... Esperemos que seja algo que possa chegar a todos os que já compraram um smartphone ou tablet com o Exynos 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)