2013/09/11

Nexus 4 e o bug do Carregamento Wireless


Não há nada mais frustrante do que ter um equipamento que é suposto funcionar... mas que tem bugs que atormentam os seus utilizadores. Com a minha iminente entrada no grupo de pessoas que dará uso a um carregador wireless chamaram-me a atenção da existência de um bug no Nexus 4 que derrota por completo o propósito do carregamento sem fios.

Segundo vários relatos, os utilizadores que usam um carregador sem fios para carregar o Nexus 4 deparam-se com o estranho fenómeno do mesmo gastar a bateria em poucas horas depois de ter sido carregado. Problema que já foi identificado como sendo devido a um serviço que permanece em funcionamento impedindo que o Nexus 4 entre em modo "low power" para poupar bateria. Mais caricato é que inicialmente o sistema funcionava bem mas o bug surgiu com uma actualização do Android, que ainda permanece na mais recente versão 4.3 (aparentemente, faz com que seja ainda mais frequente).

Os utilizadores afectados têm que fazer um reboot para que o seu Nexus volte ao normal; enquanto alguns sugerem que basta ligar por momento um cabo USB e desligá-lo, para resolver a situação... uma solução não muito adequada para resolver algo que era suposto evitar a ligação de cabos.

O que é certo é que este problema se vai arrastando há meses, e o Google ainda não deu qualquer resposta, causando frustrações diárias a todos os que investiram em carregadores wireless para os seus Nexus 4. O problema poderá não ter grande expressão pública devido à ínfima percentagem de utilizadores que dará uso a carregadores wireless... mas penso que já seria altura de todas as marcas se lembrarem que um cliente não é um beta tester e não deveria ser obrigado a passar por estas situações, quando apenas quer usufruir de uma funcionalidade do equipamento.

Esperemos que o Android 4.4 chegue rapidamente e com este problema corrigido... (Se forem compradores de um Nexus 7 podem ficar descansados pois não é afectado por este bug... pelo menos por enquanto!)

2 comentários:

  1. Prezado Carlos,

    Comprei um Nexus 4 hoje, o problema ainda persiste?

    ResponderEliminar