2013/03/18

O CPU Octa-Core do Samsung Galaxy S4


O CPU Octa-Core do novo Galaxy S4 é um chip que poderá fazer antecipar imensa potência de cálculo, mas ao mesmo tempo poderá preocupar todos aqueles que já lutam diariamente para fazer as baterias dos seus smartphones single/dual/quad-core durarem por tempo suficiente para chegarem a casa ao final do dia. Se um CPU quad-core gasta energia, então um octa-core seria uma "loucura", certo? Sim, mas no caso do Galaxy S4 podem estar descansados, pois é um CPU que utiliza uma arquitectura denominada big.LITTLE.

O que se passa é que o CPU Exynos 5 da Samsung melhor deveria ser chamada de um CPU dual quad-core, pois no seu interior existem dois CPUs quad-core com características diferentes (um baseado em Cortex-A15 para tarefas com alta exigência de processamento; e outro baseado em Cortex-A7, para tarefas menos exigentes, e gastando muito menos energia).

Na prática, e mesmo sendo um "octa-core", o novo CPU poderá gastar menos energia que um CPU quad-core mais antigo.

Se estão a imaginar que seria possível tirar partido dos oito cores em simultâneo, poderão gostar de saber que efectivamente essa é uma possibilidade considerada na arquitectura big.LITTLE, no entanto tudo indica que a Samsung optou pelo sistema mais simples, que é a de unicamente permitir quatro cores activos em simultâneo (podendo o sistema gerir se são quatro A15, quatro A7, ou qualquer mistura possível, como 3 de um tipo e 1 do outro, ou metade-metade).

Resta agora saber se a Samsung terá sabido afinar o Android para que tire o máximo partido desta arquitectura, e se na prática a diferença do duplo quad-core se irá fazer sentir face a sistemas como 4-PLUS-1 da Nvidia usado nos Tegra 3 e no novo Tegra 4 onde, temos apenas um núcleo de baixa potência para além do quad-core "potente".


Os primeiro benchmarks parecem dar grande vantagem ao Tegra 4 da Nvidia face ao Exynos 5 da Samsung.


Mas... teremos que esperar que ambos os CPUs cheguem ao mercado e se possam fazer testes mais variados, para ver se realmente terá sido boa aposta optar pelo octa-core face a um mais simples "quad-core mais um". (Actualização: entre o S4 octa-core e a verão quad-core, a vantagem vai para o octa-core).

4 comentários:

  1. Só espero que o Nexus 5 traga um Tegra 4

    ResponderEliminar
  2. Relativamente a esses benchmarks é normal. Estão a comparar o tegra 4 que vai ser usado em tablets e não em smartphones. O tegra i4 é que vai ser usado em smartphones.

    Portanto ainda é cedo para falar na rapidez dele....

    ResponderEliminar
  3. E ja agora, o meu S3 com 4.2 stock leak, faz 1000 e pouco no Sunspider no Chrome beta (acho q da igual no ultimo Chrome oficial tambem)

    ResponderEliminar
  4. E quanto a consumos de bateria, Tegra 4 vs Exynos 5?

    ResponderEliminar