2013/03/28

Galaxy S4 Octa-Core Mais Rápido que versão Quad-Core


Estava tudo à espera de ver que tal é que o novo Galaxy S4 com o novo Exynos Octa-Core se comportaria face à variante que vem equipada "apenas" com um Snapdragon 600 Quad-core (que será a que iremos ter cá em Portugal), e tal como se fazia prever... a Samsung não teria investido tanto tempo e esforço num chip que não se tornasse na referência do momento: o S4 octa-core é mais rápido que o S4 quad-core.

Em ambos os casos estamos a falar de um equipamento que oferece cerca do dobro da potência face a equipamentos como o anterior Galaxy S3 e o Nexus 4; e que consegue ser mais rápido que os concorrentes directos: HTC One, Xperia Z, LG G Pro. Mas para os "fãs da velocidade" a vantagem que o S4 com Exynos tem sobre o S4 com o Snapdragon será motivo suficiente para irem em busca de um modelo equipado com o octa-core.

Agora só nos falta ver que tal é que ambas as variantes se comportam em termos de autonomia... mas também aí imagino que a vantagem seja do Octa-core, graças ao seu quad-core "poupado" que acompanha o quad-core "potente", e que pelo menos na teoria lhe permitirá gastar menos energia durante a maior parte do tempo em que está a ser utilizado.




3 comentários:

  1. Ok, estatisticamente falando, isto é assim tão relevante? Eu estava a olhar ali para o fundo da lista para o nexus 4, um telemóvel que tem uma experiência tão suave que podia estar perfeitamente no topo da lista. Onde é que estas diferenças se vão revelar? Em jogos 3d? Qual é a % de utilizadores destes aparelhos que vão realmente beneficiar destes aumentos de performance?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa mesmo é que em 3 ou 4 anos estamos a atingir o ponto em que até os equipamentos "baratos" terão desempenho mais que suficiente para 90% das coisas. Não será tão preocupante saber que este S4 é "mais rápido"... mas sim saber que daqui por um ano será o tipo de desempenho que teremos em "todo o lado". :)

      Eliminar
  2. Ai que entra a mafia da lucratividade das empresas de tecnologia, concordo com o fato de celulares com desempenho alto será mais comum daqui alguns anos.
    O problema é que as empresas deixam de dar suporte à aparelhos antigos, e tem mais, daqui 2 anos por exemplo, você num vai chegar numa loja da samsung ou outra marca que seja, hoje todas são boas, o controle de qualidade é alto mesmo, mas você num vai achar um Galaxy S4 por 800 reais ou 600, eles simplesmente tiram o aparelho do mercado, param de fabricar.
    Desta forma as empresas lucram mais, o alto consumismo de hoje em dia a ostentação por um aparelho melhor, fazem com que as pessoas façam loucuras com seu dinheiro.
    Eu tenho um Galaxy S4 e pretendo ficar com ele 3 anos se ele não quebrar.

    ResponderEliminar