2013/03/28

Google Maps Engine Lite - Cria os teus Próprios Mapas


O Google já permitia aos utilizadores criarem os seus próprios mapas com o "My Maps" do Google Maps, mas agora melhorar ainda mais esse serviço, e por isso apresenta-no o seu novo Maps Engine Lite - uma ferramenta para criação, partilha e colaboração de mapas personalizados (e que no futuro deverá vir a absorver o My Maps actualmente existente).


Usando esta ferramenta podemos facilmente criar múltiplas layers de informação sobre mapas (com aspecto visual à escolha), contendo áreas geográficas e/ou pinos - também eles com cores e desenhos que podemos escolher entre inúmeras variantes. É também possível importar valores de um ficheiro CSV ou XLSX (com moradas e descrições), para rapidamente adicionar uma maior quantidade de pontos no mapa.


Claro que também tenho que referir que à luz do historial das opções recentes do Google... não será conveniente dependerem desta Maps Engine Lite de forma demasiado "crítica" - sob pena de terem alguns dissabores caso daqui por uns meses eles mudem de ideias e terminem o projecto (que ainda por cima ainda está em fase beta) - sim... a mágoa do encerramento do Google Reader vai perdurar por bastante tempo, e vai ser sempre relembrada na altura de utilizar qualquer serviço do Google.

2 comentários:

  1. Estranho, o ficheiro de dados GPS mais usado, o GPX, não é considerado neste serviço.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo: desde que se passou o que se passou com o Reader, temos mesmo que pensar em usar mais do que um cesto para colocar os ovos...

    ResponderEliminar