2013/03/28

A Manipulação de Fotos Pré-Photoshop


A manipulação de imagens é algo que hoje em dia consideramos ser quase implícito, ao ponto de não conseguirmos ver nas revistas fotografias de modelos que não tenham tido uma "ajudinha" do Photoshop (que nalguns casos resulta em autênticos desastres exagerados) e que tentam vender a imagem do "ideal"... mesmo quando tal não pode ser real.

Mas, interessará talvez relembrar que as manipulações de imagens não são exclusivas da era digital, e desde a invenção da fotografia que rapidamente surgiram curiosos a fazer experiências com o que seria possível fazer. Recorrendo a técnicas como a exposição múltipla para combinar imagens e criar espectros fantasmagóricos; à mistura de imagens diferentes (o célebre copy-paste, mas em versão física real); e até aos retoques cuidados feitos inteiramente à mão... muitas eram as formas de, há muitas décadas atrás, se mostrar aquilo que se queria mostrar... e que não seria representativo da verdade.

Temos exemplos como uma fotografia que diz ter capturado a linha do equador em pleno oceano; pessoas a esquiar na neve perto das pirâmides no Egipto; ou até a remoção de pessoas "indesejadas" das fotos de chefes de estado. Já na altura pareciam não haver limites ao que se podia fazer.


Portanto, aquilo de não se poder acreditar no que se vê, não é algo de novo nem que está ligado à magia da manipulação digital. E há que dar valor a estes "magos" da fotografia, por fazerem as coisas que faziam sem o auxílio das nossas ferramentas digitais.

[via io9]

1 comentário: