2013/03/18

Adaptador Lightning AV tem um chip ARM com 256MB de RAM


Quem precisar de ligar um dos novos iPhones ou iPads com ficha lightning a um monitor externo ou projector, poderá pensar que o novo adaptador Lightning-AV se comporta tal e qual como o anterior, fornecendo uma imagem digital Full HD. Mas um olhar mais atento revela que a imagem se fica por uma resolução máxima de 1600x900, e sem a nitidez de uma imagem digital "pura". Para tentarem descobrir o que se passava, o pessoal do site Panic decidiu abrir o adaptador... e ficou surpreendido com o que encontrou no seu interior.

Dentro do pequeno adaptador Lightning-AV encontra-se um chip ARM com 256MB de RAM, e que parece estar a cumprir a função de descodificador de vídeo. Um comentário de alguém que parece estar bem por dentro do processo diz que ao contrário do que acontecia na ficha antiga, onde existia uma saída digital de vídeo directa, na ficha Lightning a Apple optou por permitir apenas uma comunicação de dados, assim ficando apta para no futuro se poder adaptar a qualquer outro tipo de entrada/saída que fosse necessário. Ou seja, no iPhone o vídeo é comprimido em h.264, enviado para a ficha, e esta tem o chip que se encarrega de descodificar o stream de dados.

Igualmente curioso é o facto do chip na ficha carregar o seu programa a partir do iPhone sempre que é ligada. Isto aumenta igualmente a versatilidade do sistema, já que permite que a Apple possa fazer actualizações via software. (E a mesma fonte refere que o mesmo está a ser feito, para melhorar a qualidade do sinal transmitido - e eventualmente passar a resolução Full HD efectiva, imagino eu.)

É uma opção interessante, que poderá aumentar ligeiramente os custos dos adaptadores, mas que realmente traz uma versatilidade imensa a nível dos equipamentos que se poderão ligar através da ficha Lightning - para todos os efeitos, poderá imaginar-se ser possível fazer "tudo e mais alguma coisa", já que tudo passa a estar dependente do software e não de linhas pré-definidas com funções específicas.

1 comentário:

  1. Eles andam por aí... estão a entrar em todo o lado e não são Intel!

    ResponderEliminar