2013/09/11

Seagate prepara disco de 5TB para 2014



Se ontem vimos um disco ultra reduzido da Seagate que possibilita colocar 500GB num tablet hoje trago-vos outro se preocupa em poupar espaço... mas no interior. Usando um sistema de gravação de pistas sobrepostas, a Seagate vai trazer-nos um disco de 5TB já em 2014. Mas esta técnica vem também acompanhada por alguns efeitos secundários indesejados. Querem saber quais?

Um disco rígido convencional grava os dados em pistas magnéticas, e para evitar que haja interferências entre as pistas adjacentes deixa uma pequena margem de segurança. Isto faz com que o espaço seja desperdiçado de duas formas: a primeira é que a cabeça de gravação tem maior dimensão do que a que é usada para a leitura; a segunda é o espaço extra deixado entre as pistas.

A Seagate decidiu aproveitar este espaço, sobrepondo parcialmente as pistas - à semelhança das telhas de um telhado - numa técnica chamada SMR (Shingled Magneting Recording).


Isto permite que a densidade de informação seja muito superior à das pistas convencionais... mas vem também com um problema: ao se gravar um bocado de informação no meio de um destes blocos, a gravação irá estragar o que está na pista seguinte. E mesmo que se vá reescrever essa informação, a "destruição" propagar-se-á em cascata até ao final do bloco.


De certa forma podemos equiparar este sistema ao que acontece com os discos SSD e os blocos de memória Flash: em que a escrita de um bloco vazio pode ser feito de uma só vez; mas se escrevermos informação num bloco parcialmente utilizado será necessário um ciclo mais demorado de leitura, modificação, e escrita de todo o bloco.

A Seagate diz que já tem mais de um milhão de discos com esta tecnologia no mercado... o que não deixa de ser curioso por ter sido feito "em segredo". Agora que se sabe qual a técnica utilizada vai ser interessante ver qual o impacto no desempenho que este SMR tem face aos discos convencionais (e eventualmente também o seu impacto a nível de longevidade, fiabilidade, e consumos, já que as escritas passarão a ser operações muito mais complexas do que o habitual.)

1 comentário:

  1. Curioso para ver essencialmente a fiabilidade e velocidade de escrita/leitura

    ResponderEliminar