2013/09/11

Gigabyte Brix II - micro PC para todos os gostos


Tradicionalmente, um PC para jogos é algo que vem com uma caixa de dimensões bastantes avantajadas, com dezenas de ventoinhas e luzes por todo o lado. Se isso não é bem o vosso estilo, e gostariam de ter um PC para jogos que seguisse a mesma tendência que consolas como a Ouya ou a PS Vita TV, com tamanho reduzido... espreitem estes Gigabyte Brix II.


À primeira vista pareceria uma fonte de alimentação de um PC normal... mas olhando mais atentamente verão que na verdade esta pequena caixa é o computador completo!

A Gigabyte está a dar uso aos CPUs Intel com gráficos integrados Iris Pro, que dizem oferecer um desempenho idêntico ao de uma Nvidia GT 650M, suficiente para jogar a maior parte dos jogos com qualidade mais que aceitável, e com preços que começam nos $500 (embora sejam "barebones", ou seja, têm que adicionar memória e um disco de 2.5" ao vosso gosto).

Se não tiverem necessidade de potência gráfica para jogos, a Gigabyte tem outros modelos de tamanho idêntico com prestações mais modestas a preços bem mais interessantes (a começar nos $199). Existem até modelos mais "excêntricos", como um Brix com projector integrado, e outro que poderá vir a calhar para quem os quiser utilizar como HTPC para ver os filmes na sala: um modelo fanless completamente silencioso. Hummm... eu até estava a precisar substituir o meu PC media center por algo mais compacto... vamos lá ver a que preços é que isto chega a Portugal.

12 comentários:

  1. Para questões de media center, um raspbery pi não dá bem conta do serviço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Desenrasca"... mas para quem quiser as coisas todas fluidas e rapidinhas, não há como ter um PC.

      (Refiro-me a nível do interface. A ver vídeos, isso sim, o Rpi dá perfeitamente.)

      Eliminar
    2. O Rasberry dá, mas é limitado. No XBMC, por exemplo, nas escolha de filmes não é a coisa mais fluida do mundo entre outras coisas.

      Eu próprio possuo um, e sempre que quero ver um filme ligo o disco externo à TV pois a minha descodifica DTS coisa que o RPi não faz.

      Actualmente o meu está a fazer de servidor de ficheiros e mais umas coisas. Se querem um MC a sério gastem algum dinheiro, não necessita de ser muito, mas ficam bem melhor servidos. Qualquer C2D com 2GB de RAM e uma gráfica integrada faz bem o serviço

      Continuo a dizer, se querem um MC a sério com possibilidade de ter vários serviços a correr ao mesmo tempo, gastem algum dinheiro.

      Eliminar
    3. Mas mas... o Rbp nao tem nada q descodificar o DTS, ele so tem q o passar, e isso ele faz... agora se nao tens AV Receiver q possa descodificar o DTS pra ouvi-lo como deve de ser, ai já é outro ($$) assunto...

      Eliminar
  2. Há uns tempos publicaram um kit do Rpi já com o XBMC integrado. Alguem tem ideia de como encomendar isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compras o RPi e um SD e metes lá o OpenElec. Não é preciso comprares um kit que é muito fácil instalares os SO's que quiseres em SD

      Eliminar
    2. Alexandre Obrigado pela ajuda já agora aconselhas alguma loja para comprar o pi?

      Eliminar
    3. Carlos obrigado pela ajuda, o site deve estar em baixo mas vou tentar mais daqui a pouco.

      Eliminar
    4. Eu também comprei o meu na inmotion.pt. Comprei um teclado Logitech K400 que recomendo bastante e pode ser comprado em qualquer loja por um preço muito jeitoso.

      Eliminar
    5. Também comprei na Inmotion e só posso dar bom feedback daquela gente, pois até ao Domingo ao fim da tarde me responderam a e-mail.
      O envio correu dentro do normal e tudo super bem embalado.

      BTW, o site está a funcionar.

      Eliminar
    6. Sim já estou a ver o site, a proxy da empresa deve estar a bloquear, felizmente o nexus 7 esta aqui ao lado ;)

      Eliminar