2013/10/07

Google infiltra Chrome OS no Windows 8


Lembram-se do Chrome Frame com o qual o Google infiltrou o Chrome no Internet Explorer? Parece que agora se preparam para fazer algo idêntico com o Chrome para o Windows 8, transformando-o numa espécie de Chrome OS.



Até ao momento, o Chrome para Windows 8 continua a funcionar no ambiente de desktop clássico, sendo que quando usado no interface Metro, se limita a apresentar uma janela do browser em ecrã completo. Mas o Google tem feito bastantes alterações, e nas versões de desenvolvimento pode antever-se o que está para vir. Em vez da simples janela maximizada passamos a ter um autêntico Chrome OS, com os icons para o Chrome, Gmail, Google, Docs, e YouTube (e outras apps) a ficarem na secção inferior, e a possibilidade de ter várias janelas do Chrome que podem facilmente ser arrastadas e auto-posicionadas para os lados do ecrã. Para todos os efeitos, o Chrome passa a substituir o interface Metro transformando os Windows 8 em autênticos Chrome OS (que no entanto têm a vantagem de poder saltar para o desktop clássico para correr todo o tipo de apps que por enquanto não existem no sistema operativo do Google).

Isto seria o tipo de coisa que poderia ser ainda mais interessante no Windows RT, mas infelizmente nessa plataforma a MS não dá acesso a este tipo de funcionalidade (o que também acaba por não fazer grande diferença... considerando-se que o RT é um produto que parece ter os dias contados... mesmo que a MS não o queira admitir.)

... Agora é só esperar que esta versão do Chrome chegue às versões públicas, e ver que tal os utilizadores Windows 8 reagem a este Chrome OS (nada) camuflado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)