2013/10/07

Microsoft também recicla contas inactivas


Parece que não é só a Yahoo que se tem que preocupar com a reciclagem dos emails não utilizados e as suas potenciais consequências. Embora não seja indicado nos termos de serviço, a Microsoft também tem uma política de reutilização das contas não utilizadas.

Nas contas Microsoft, é necessário fazer pelo menos um login a cada 270 dias para manter o serviço activo. Se tal não for feito, a conta pode ser cancelada e eliminada, e passados 360 dias, a conta ficará novamente disponível para ser registada.

Interrogo-me sobre o efeito que este tipo de política poderá ter. Imagine-se o caso de uma Xbox associada a uma conta que seja eliminada (por exemplo, em caso de morte de um membro da família)... será que estas eliminações automáticas irão fazer com que o resto da família perca o acesso aos jogos que tinham sido comprados? (É o tipo de situação que começará a ter que ser encarado como natural e que deverá ser abordado à medida que a geração que acompanhou o nascimento das consolas vai envelhecendo...)


Não estranho que este tipo de política venha a ser necessária no futuro, sob pena de daqui por mais algumas gerações, os únicos nomes disponíveis nos serviços mais antigos sejam coisas do género "joaquimKJASDYK876234HJH@gmail.com" (já agora, o Google não faz reciclagem de contas, pelo que mesmo que apaguem uma conta, esse username nunca mais poderá ser utilizado). Talvez o que seja necessário seja mesmo algo do género que o Facebook e Yahoo querem implementar, de adicionar uma data de início aos emails. Assim, seria possível saber se ao enviarmos um email para um destinatário, estaríamos a enviá-lo para o destinatário pretendido, ou se esse email já estava agora na posse de outra pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)