2013/10/24
Internet já começou a crescer
O ICANN já começou a entregar os primeiros novos gTLDs que irão mudar o rosto da internet, expandindo as tradicionais terminações dos endereços que conhecemos (como ".com/.net/.org", etc.) para coisas como .google, .apple, e muitos outros.
Talvez simbolicamente, estes primeiros quatro novos gTLDs são todos em línguas que a maioria de nós não é capaz de ler nem sequer escrever nos teclados dos seus computadores: em chinês, cirílico e arábico. Uma forma simpática de relembrar ao ocidente que o mundo é um lugar bem mais vasto e diversificado do que aquele a que estamos habituados a ver.
Ainda assim, não é possível prever qual o real impacto que este tipo de endereços virá a ter, e se - como já aconteceu com outras expansões de domínios gTLDs (.mobi, .name, .info) - não será encarado apenas como mais uma forma de "extorquir" dinheiros às empresas, sendo que muitas delas se sentirão obrigadas a proteger as suas marcas, pagando os valores exorbitantes necessários para registar um destes gTLD. A verdade é que a utilização desses domínios continua a não ter qualquer expressão face aos mais comuns ".com" originais. A grande dúvida é saber se desta vez as coisas serão diferentes...
Para quem não será nada diferente é para todos aqueles que já nem se preocupam em digitar URLs na barra de endereços do browser, deixando que tudo fique a cargo do que for apresentado como resultado da pesquisa, e clicando no que lá for apresentado.
E vocês, como é que encaram a chegada destes novos gTLDs?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mais vale acabar com os domínios, pronto.
ResponderEliminar