2013/10/24

Microsoft reduz preço do Surface Pro para $699


Seria bom que este desconto se aplicasse ao novo Surface Pro 2, mas infelizmente destina-se apenas ao original. Esta redução de preço de $100 é a segunda descida de preço (em Agosto a MS já tinha reduzido o preço dos $899 para os $799) fazendo com que o Surface Pro possa agora ser comprado por $699... mas só nos EUA e Canadá, pelo menos por agora.


É uma descida de preço que se poderá dizer que é necessária para tornar o Surface Pro atractivo face ao novo Surface Pro 2, que tem preço a começar nos $899. Muito provavelmente é uma medida destinada apenas a "limpar o stock" dos Surface Pro ainda nos armazéns... embora, com um pouco mais de esforço, não me importaria de ver este Surface Pro "1" a continuar a ser vendido de forma continuada se fosse alvo de novo corte de $100.

Num mundo ideal, o que se pretendia é que o novo Surface Pro 2 pudesse ter um preço nesta gama de valores ($699) em vez de começar  nos $899. Seria da maneira que a MS facilmente colocaria o Surface na boca do mundo e na lista de desejos de muitas pessoas que estivessem a pensar comprar um portátil - e mesmo naqueles que não o estivessem pensar fazer! Mas, o mundo real é bem mais complicado, e imagino que mesmo que fosse possível vender o Surface Pro 2 a "preço de custo", haveria certamente repercussões a nível dos demais parceiros que vendem tablets e ultrabooks, e que têm que ganhar dinheiro na venda do material.

Mas... se o Google o tem feito com os seus Nexus e isso não tem impedido os parceiros de continuarem a vender... porque não tentar aplicar o mesmo conceito nos Surface? Alguém diria que não a um Surface Pro 2 a $699?

[via TNW]

6 comentários:

  1. Sinceramente não percebo o conceito no Surface pro....Não é bem um tablet (muito pesado e grosso com pouca autonomia) nem é bem um laptop.... é uma coisa que está ali no meio..é o que dá querer fazer de tudo sem ter o tal "focus"....Para não falar nos preços ridículos destes surfaces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até consigo perceber. A microsoft com o Surface consegue juntar os dois mundos de maneira bastante simples na minha opinião.

      A ideia que dá é que com o Surface seria o produto modular ideal para aproveitar o "nicho" de mercado que existe entre o iPad e o Air 11", mas pelo preço não está a ser aproveitado.

      Juntando poder de computação a portabilidade, mantendo-te a hipótese de teres um tablet quando necessitas.

      Este é na minha opinião um bom produto, mas não para o preço que querem por exemplo pelo Pro 2 de entrada de gama.

      Eliminar
  2. Sou fã do Surface Pro.
    Se a versão de 128Gb custasse à volta de 600€ era quase certa a sua aquisição... Mas quase 1000€? Não me parece... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a questão é mesmo essa, o preço.
      Nessa ordem de valores já consegues um Toshiba Z930 (W8) ou um Macbook Air (OSX) com autonomias. Não funcionam com tabs, certo, mas têm uma autonomia bem jeitosa e são computadores.

      Eliminar
  3. E mesmo assim nao comprava, mesmo que tivesse o dinheiro...

    Sinceramente nao percebo o Surface Pro.

    ResponderEliminar
  4. A Google faz esses preços de combate porque não lhe interessam as margens de lucro nos aparelhos. Eles estão interessados nos serviços e quanto mais gente usar os serviços deles melhor.
    A estratégia da Microsoft não é combater a Google nos serviços, mas sim a Apple, e está a tentar aplicar um modelo semelhante. O problema é que a Microsoft nunca foi esse tipo de companhia e para conseguir algo semelhante teriam que ter um aparelho que as pessoas desejassem mesmo MESMO ter como faz a Apple com os seus dispositivos.
    E isso sim, é uma luta MUITO dificil, pelas razões históricas, mas também por ter chegado tarde à luta.

    Resumindo, esta aposta só resultará se conseguirem tornar os surface num objeto completamente irresistivel, seja por que preço for (algo que a Apple faz como ninguém).

    ResponderEliminar