2013/10/09

Samsung Galaxy Round estreia ecrã curvo


A Samsung não quis deixar que a LG fosse a primeira a chegar ao mercado com um smartphone com ecrã verdadeiramente curvo (que deverá ser revelado nos próximos dias), e antecipou-se com o anúncio de que o seu Galaxy Round entrará em comercialização já amanhã - que basicamente é um Note 3 curvo.

Ao contrário do que acontecia com alguns modelos "curvos" já lançados - onde apenas o vidro que cobria o ecrã dava o efeito curvo mas por trás tinhamos um ecrã plano convencional - neste Galaxy Round temos realmente um ecrã Super AMOLED curvo de 5.7" Full HD, côncavo em torno de um eixo vertical.


O Round usa um CPU quad-core (2.3Ghz), tem 3GB de RAM, câmara de 13MP e bateria de 2800mAh (redução da de 3200mAh usada no Note 3), e tem uma espessura de apenas 7.9mm. Se estão a pensar que este smartphone terá dificuldade em ficar pousado numa mesa sem balançar, a Samsung decidiu usar isso para uma funcionalidade chamada "Roll effect", em que pressionando num dos lados para inclinar o smartphone faz com que o ecrã se ilumine para revelar as notificações (devidamente orientado para o lado do utilizador).


Embora se possa argumentar que este formato é mais ergonómico, a mim parece-me que estas primeiras gerações de equipamentos curvos servirão somente para dizer que "fomos os primeiros", e não apresentarão nenhuma vantagem efectiva a não ser o factor "novidade". Mesmo reservando o direito de poder vir a mudar de opinião no futuro, por enquanto sinto-me perfeitamente satisfeito com smartphones de formato completamente plano...

O Galaxy Round será por agora comercializado apenas na Coreia, com um preço de cerca de $1000 dólares.



3 comentários:

  1. este formato parece-me bom para guardar no bolso! se o Galaxy S3 fosse assim curvo, seria muito mais confortável para andar com ele nas calças...

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo Carlos. Mas tenho curiosidade de pegar num e experimentar a ver terá mesmo alguma vantagem ergonómica.

    ResponderEliminar
  3. Viva

    As voltas que o mundo dá..., antes, tudo o que era ecrã era convexo, depois passaram a planos, agora côncavo..., próximo passo só poderá ser... ;)

    Ainda iremos ver Smartphones com o sistema usado naqueles peluches "sempre-em-pé"... :)

    ResponderEliminar