2013/10/09

Disney cria papel gerador de electricidade


Lembram-se do tempo em que a frase mais aterradora de uma qualquer prenda era "batteries not included"? Em breve isso poderá ser coisa do passado, pelo menos para livros e jogos de tabuleiro, que em breve poderão ganhar capacidades eléctricas sem necessitar de pilhas.

O estúdios de investigação da Disney arranjaram forma de gerar energia através de simples toques numa folha de "papel", ou rodando ou friccionando certas películas. Isso faz com que livros e jogos possam acender LEDs, tocar sons, ou até mesmo apresentar mensagens e animações em pequenos displays - como poderão ver no vídeo que se segue.

Mais do que livros para crianças, dou por mim a salivar com as imensas potencialidades desta tecnologia nos jogos de tabuleiro. Já imaginaram um jogo estilo monopólio onde as cartas, edifícios, e até as posições dos jogadores possam ser marcadas digitalmente "no papel" e sem termos que recorrer a pilhas? Ou então um tabuleiro concebido para jogos tipo "Magic the Gathering" onde os marcadores possam ser actualizados com toques... ou ainda mil e uma outras aplicações que certamente vos estarão a passar pela cabeça.

Parece que nem os tradicionais livros "em papel" vão escapar a tornarem-se mais futuristas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)