2013/10/03

Supremacia do Bing it On da Microsoft posta em causa por estudo independente


Para demonstrar a validade do seu motor de pesquisa Bing, a Microsoft lançou o Bing it On, onde desafiava os utilizadores a fazerem pesquisas e a indicarem qual dos resultados preferiam - sendo apresentados (sem identificação) resultados do Bing e do Google lado a lado, e cabendo a cada a pessoa escolher o que lhe parecia melhor.

Os resultados têm sido promovidos pela Microsoft como dando uma preferência ao Bing duas vezes superior aos resultados do Google. Mas agora, este valor está a ser posto em causa... e aponta vários pontos suspeitos.

Para começar, a MS recusa-se a revelar publicamente os dados obtidos no Bing it On, tendo usado apenas uma amostra de 1000 utilizadores para chegar à tal proporção de 2:1, quando por outro lado anuncia que "milhões" de utilizadores já fizeram o teste. (Entretanto, a MS já retirou a referência aos 2:1, dizendo agora apenas que os utilizadores "preferem" o Bing).

Nada melhor que fazer uns testes adicionais para ver se os resultados batiam certo com os da MS, e foi precisamente isso que foi feito, com os números finais a revelarem um panorama bem diferente do que tem sido anunciado pela MS. Segundo este novo estudo, 53% dos utilizadores continuam a preferir o Google e apenas 41% deram a vitória ao Bing - valores bem distantes dos "2 a 1" publicitados pela Microsoft. Mesmo no caso das pesquisas sugeridas pelo Bing, a coisa ficou empatada, 48 vs 47% com vantagem para o Google; sendo que no caso de outras pesquisas o Google tomava a liderança com 55-57% vs 35-39% do Bing. (E neste caso, com todos os dados disponíveis para quem quiser pôr em causa estes números.)

Eu por mim, já ficava feliz em anunciar que quase metade das pessoas prefere o Bing - penso que isso já é uma vitória mais que assinalável... não era preciso dar rédeas livres ao pessoal do marketing para duplicar o resultado - especialmente sem dados concretos e publicáveis para o sustentar.

7 comentários:

  1. tendo em conta que não conheço *ninguém* que use o Bing (pelo menos de forma consciente e intencional.... o IE em caso de falha de link usa o Bing..), continuo a achar os resultados.. estranhos

    ResponderEliminar
  2. No outro dia tive de usar o bing por umas horas... houve uma porcaria de um aplicativo que me colocou o bing como browser predefinido impedindo de trocar as definições... e só o usei para buscar uma solução para este caso. Nem mesmo obrigado aquilo me agrada!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Não sei fazer pesquisas no Bing. Quando tento usa-lo demoro muito tempo para encontrar aquilo que no Google encontro em segundos. Não conheço ninguém que usa o Bing

    ResponderEliminar
  5. Não sei fazer pesquisas no Bing. Quando tento usa-lo demoro muito tempo para encontrar aquilo que no Google encontro em segundos. Não conheço ninguém que usa o Bing

    ResponderEliminar
  6. Tenho usado o bing num tablet com w8 completo e parece rápido, mas já num pc m ais antigo, o desempenho parece....diferente.

    ResponderEliminar