2013/10/03

Adobe alvo de ataque que rendeu dados de 2.9 milhões de clientes


Se estavam com saudades deste tipo de notícia, cá vai mais uma. Desta vez foi a Adobe o alvo de ataque e que viu os dados de 2.9 milhões de clientes serem roubados; relembrando que não importa se uma empresa tem "boa reputação" ou não para que se possa ficar descansado quanto à segurança dos *nossos* dados.

Sem precisar exactamente quando é que este ataque teve lugar (dizendo apenas que foi "recentemente"), os hackers conseguiram ficar com os nomes de 2.9 milhões de clientes, assim como os dados encriptados dos seus cartões de crédito/débito, datas de expiração, e mais informação relacionada com as suas encomendas. Os atacantes conseguiram também aceder ao código fonte de vários produtos da Adobe.

Em jeito de prevenção a Adobe vai fazer reset às passwords e enviar emails a todos os utilizadores afectados, explicando como definir uma nova password e precauções a tomar caso os dados dos seus cartões bancários também estejam em potencial risco. Nem será necessário relembrar ainda que caso usem a mesma password noutros sites, é altamente recomendável que as alterem! Daí a recomendação para que nunca usem passwords idênticas em sites diferentes... pois depois quando acontecem estes casos - e que como se está a ver, vão inevitavelmente acontecer, mais cedo ou mais tarde - ficam com uma autêntica porta aberta para todos os outros serviços que utilizam (e muitos que se calhar registaram mas já nem utilizam nem se lembram).

É que quando uma base de dados como esta é apanhada, podem crer que rapidamente será alvo de desencriptação/cracking para adicionar todas estas passwords aos dicionários de passwords que depois são vendidas a peso de ouro no sub-mundo da internet.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)