2013/11/23

15 anos de ISS


Se precisam de mais um exemplo como o tempo passa a voar, que tal olharem para o céu e lembrarem-se que aquele pequenino ponto que vai cruzando o espaço a alta velocidade - a Estação Espacial Internacional (ISS) - já conta com 15 anos de existência em órbita da Terra?

A ISS começou a ser montada em 1998, mas foi necessário mais de uma década e mais de 70 missões para a completar, sendo um exemplo perfeito do que a humanidade consegue fazer quando se reúne em torno de um objectivo comum. Este mega-empreendimento conta com a participação de agências espaciais de todo o mundo, a ESA (Europa), CSA (Canadá), NASA (EUA), JAXA, (Japão) e Roscosmos (Rússia), e permite ter um laboratório espacial em permanência numa órbita a 360Km de altura - onde dá uma volta à Terra a cerca de cada 90 minutos (sim, os seus ocupantes passam por 16 "nascer do Sol" a cada dia.)

Na configuração actual tem uma massa de 450 toneladas e dimensões de 108 x 72 x 20 metros (para referência, um campo de futebol tem cerca de 105x68 metros), o que já nos dá uma ideia deste verdadeiro monstro espacial (na escala humana) que continua a ser um "grão de pó" à escala cósmica.

Aliás, considerando o ambiente extremo a que está exposta continuamente... até nos faz temer pela integridade dos seus módulos mais antigos (digo eu!) Ainda assim, a estação espacial tem financiamento e funcionamento garantido até 2020, havendo conversações para que o mesmo possa ser expandido até 2028.

A título de curiosidade, a bordo da ISS os seus ocupantes têm um horário de trabalho de 10h por dia aos dias da semana, e de 5h aos sábados, sendo o restante tempo para "descontrair".

1 comentário:

  1. Lembrei-me do filme Gravidade e como tudo "explode" num ápice

    ResponderEliminar