2013/11/23
GameBench cria Benchmark à prova de Batota para Androids
Já sabemos que os fabricantes gostam de usar todas as artimanhas ao seu dispor para que os seus equipamentos subam ao topo das tabelas dos benchmarks mais populares, e muitos deles são apanhados a usar tácticas de moralidade duvidosa (como colocar o sistema em modo de "overclock" que não traduzirá o desempenho que será obtido em circunstâncias normais). Mas agora uma empresa diz ter criado um benchmark à prova de batota, e já o usou para testar o Galaxy S4 e o HTC One.
O GameBench é um benchmark para Android (actualmente em fase beta) que os seus criadores dizem ser à prova de batotas por parte dos fabricantes.
Como é que isso é feito?
Em vez deste benchmark fazer alguns testes gráficos, o que ele faz é monitorizar continuamente em background o comportamento do dispositivo ao correr um jogo real. Isso permite recolher informações como o framerate que é capaz de manter - em circunstâncias reais - assim como o impacto que está a ter na bateria, e outros diversos parâmetros que são analisados.
Por exemplo, no caso dos resultados do Galaxy S4 e HTC One, vemos que embora no Dead Trigger o seu desempenho em framerate médio seja equiparável, o consumo no HTC é bastante superior; enquanto que no Despicable Me, o consumo inverte-se (mas sendo também acompanhado por um melhor desempenho).
No fundo trata-se de levar para a plataforma Android o mesmo tipo de "benchmarks reais" que já se utilizam nos PCs para avaliar o desempenho das placas gráficas: onde em vez de um único resultado de um programa de benchmark, os potenciais compradores preferem saber como é que a placa se comporta face às rivais em jogos reais (incluindo saber não só o framerate média mas também a variação que existe dessa média e também os picos mínimos que por vezes estragam completamente a experiência de jogo: afinal... preferiram um sistema que vos garantisse 50fps constantes, independentemente do que aparecesse no ecrã; ou um sistema que fosse capaz de atingir os 100fps, mas que em cenas de maior complexidade baixasse ocasionalmente para os 20fps durante alguns segundos?)
Este GameBench poderá começar a chamar a atenção para este tipo de medidas na paltaforma Android, e servirá para mostrar que nem sempre os resultados dos benchmarks são representativos dos resultados reais que se podem obter. Esperemos que chegue rapidamente à Play Store para que todos possam pôr à prova os seus Androids.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)