2013/11/07

Google Maps volta a ter o Pegman e adiciona informação do Waze


Quando o Google remodelou os seus Google Maps o serviço ficou mais bonito mas perdeu algumas funcionalidades a que muitos utilizadores estavam habituados. Felizmente o Google tem estado a trabalhar no sentido de trazer as funcionalidades mais importantes, e também algumas coisas novas - fruto da aquisição do Waze.

O Street view é um dos serviços mais populares do Google Maps, que nos deixa ver praticamente qualquer parte do mundo como se estivéssemos lá. Mas no novo Google Maps, o pequeno boneco que facilitava a usa utilização tinha desaparecido. Agora, o Pegman está de regresso, passando a morar na barra inferior no lado direito.


Tal como dantes, podemos pegar no boneco e arrastá-lo para o mapa, ficando automaticamente iluminadas as estradas e pontos que têm imagens do Street View (incluindo também os pontos com Photo Spheres, e locais com imagens de interior - que penso por agora ainda não existirem cá em Portugal).

O Street View também é usado para nos auxiliar nas instruções de navegação, mostrando-nos os locais onde temos que virar.


Para quem gosta de evitar as filas de trânsito, o Google Maps integra agora as informações de trânsito e incidentes relatados através do Waze em tempo real - uma app que aconselho a todos os que conduzem: com um par de toques podem sinalizar obras, acidentes, o estado do trânsito, buracos na estrada (e até a presença de radares ou da polícia).

E por fim, para aqueles que gostam de usar o Google Maps para fazer visitas virtuais pelo mundo e ficar a conhecer locais que dificilmente poderiam visitar pessoalmente, o Google propõe as "Earth Tours". As Earth Tours são visitas virtuais com vista tridimensional sobre os mapas - à semelhança das "tour guides" que já tinham sido estreadas na app do Google Maps para equipamentos mobile.


1 comentário: