2013/11/07

Office Web Apps passam a ter edição colaborativa em tempo-real


A Microsoft parecia estar a ficar para trás face a ferramentas como o Google Docs, que permite que múltiplas pessoas façam edições em tempo real num mesmo documento, na web, sem necessidade de instalar qualquer programa. Mas era de esperar que a Microsoft não estivesse disposta a dar luta, e é isso mesmo que faz com uma actualização às suas Office Web Apps que passam a contar com edição multi-utilizador em tempo real.

A implementação é bastante semelhante à do Google, com os vários utilizadores a surgirem numa lista do lado direito, tendo cada um deles direito a um cursor com diferentes cores. Quando se fazem as edições na web as gravações e sincronização de ficheiros é imediata - mas caso seja um documento partilhado com alguém que o edite no MS Office instalado no seu computador, o mesmo será sincronizado assim que o ficheiro for gravado.

Há também alguns melhoramentos bem necessários, como a chegada do "find-replace" no Word Web App (até custa a imaginar como a MS se esqueceu disso!), e também suporte para cabeçalhos e rodapés, assim como formatação de tabelas; enquanto que no Excel temos drag-n-drop de células e reordenamento das folhas num documento. Para "breve" continua prometida a possibilidade de usar as Office Web Apps no Chrome, e também o suporte para tablets Android.

Estas Office Web Apps pode ser acedidas através do SkyDrive na web.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)