2013/11/07

Microsoft ganha 2 mil milhões por ano à custa do Android


Quanto vale uma patente? Não sei... mas a Microsoft bem que se pode congratular com o sucesso do Android, já que graças a ele tem ido buscar 2 mil milhões de dólares anuais em patentes e licenças.

A ser verdade, é um valor extraordinário - e que revela a verdadeira dimensão do mercado "mobile" (se em patentes e licenças se movimenta isto... imaginem o volume total de dinheiro movimentado!) Mas parece que este valor tem também servido para amortizar algumas secções da Microsoft que não se têm portado tão bem. O grupo que recebe o dinheiro das patentes integra também outras secções, e se não fosse este dinheiro extra a MS estaria a ter um prejuízo de $2.5 mil milhões, à custa do Skype, Xbox e Windows Phones (dos quais $2 mil milhões são atribuídos ao grupo Xbox - muito provavelmente devido ao lançamento da nova Xbox One.)

Bem... olhando para o retorno destas patentes, parece que aqueles valores "astronómicos" que vemos serem oferecidos por lotes de patentes quando algumas empresas vão à falência afinal não são tão astronómicos assim. Mas não deixa de ser um pouco assustador pensar que uma empresa poderia simplesmente "encostar-se à sombra da bananeira"... e ainda assim ir buscar milhares de milhões de dólares... sem ter que fazer nada por isso.

4 comentários:

  1. Tudo tem de ser posto em perspetiva e olhar para os dois lados da barricada.

    Já trabalharam com alguém que se deu ao trabalho (e ao investimento, só para o registo) de registar uma patente e depois negociar a sua venda? Eu já. E não é destas patentes "moles" que dizem "comprar coisas pela internet através de cliques no ecran...". Muitas vezes é trabalho de uma vida inteira e não um rasgo de inspiração.

    O sistema de patentes não é flexível. Mas se calhar não pode ser. E quando o for deve deixar de haver a palavra "patente".

    Fazer valer (em tribunal) as patentes "genéricas" não é diferente de qualquer outro exploit que alguém descobre e usa para fazer dinheiro até que seja fechado de alguma forma.

    No outro dia (a propósito do Bosão de Higgs, do prémio nobel, e seu o impacto no futuro), alguém deu um exemplo de que no virar do século um escritório de patentes considerou fechar portas porque se pensava estar tudo inventado... afinal não foi bem assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que nos EUA se podem fazer patentes sobre software sem exemplo de código a demonstrar como tal funcionaria.
      E depois surgem patentes absolutamente estapafúrdias e estas idiotices todas que vemos hoje em dia.

      Eliminar
    2. Mas além destas coisas estarem mal, também está mal na Europa comermos com os produtos que vêm limitados por causa do sistema de patentes nos EUA, mesmo sabendo que muitas dessas patentes não são válidas na Europa (como é o caso de patentes de software) e... porque é que um telemóvel Android vendido na Europa paga os mesmos direitos à MS?

      Eliminar
  2. Não sabia que o Skype dava prejuízo, mas não me espanta muito, tendo em conta a forma desastrosa como foi feita a sua integração com o messenger.

    ResponderEliminar