2013/11/12
Mapas da Apple no iOS roubaram mais de 20 milhões de utilizadores ao Google
Nem será preciso relembrar o bem conhecido desastre que foi a substituição dos mapas do Google pelos mapas da Apple no iOS. A Apple até veio pedir desculpas publicamente, e o responsável pelos novos mapas foi praticamente crucificado. Mas um ano depois de toda esta polémica... há milhões de utilizadores que deixaram de utilizar o Google Maps no iOS, demonstrando que a aposta acabou por compensar.
Só nos EUA estima-se que tenha havido uma redução de 23 milhões de utilizadores do Google Maps no iOS - uma queda de quase 30% face aos 81 milhões que tinha em Setembro do ano passado! Sabendo-se a importância fundamental deste tipo de serviço no segmento mobile (o Google até já quer fazer o tracking para saber quando os utilizadores vão às lojas físicas), acaba por ser uma "derrota" para o Google.
Não se quer com isto dizer que os mapas da Apple estejam perfeitos, mesmo com todos os melhoramentos que foram feitos - e que continuam a ser actualizados e corrigidos regularmente. Na maior parte dos casos procurar por alguma empresa ou local continua a ser bastante mais eficiente no Google Maps que nos mapas da Apple; mas temos também casos em que os mapas da Apple estão actualizados com estradas feitas há largos meses, enquanto que os do Google permanecem congelados com anos de atrasos.
Acima de tudo, isto parece indicar que há milhões de utilizadores para quem um serviço que vem de origem e que seja "suficientemente bom" chega para que não sintam necessidade ou vontade de procurar alternativas. Eu próprio sinto um pouco esse efeito com coisas como apps de meteorologia ou de calculadores. Sei bem que há apps muito mais espectaculares do que as que vêm de origem no iOS, mas... se estas já fazem aquilo que eu quero... para que vou eu estar a instalar apps adicionais?
(Claro que isto não se aplica ao Google Maps, que continua a ser o serviço de mapas principal que uso, tanto no iOS como em Android - já nos Windows Phone, a resposta é simples: o HERE Maps da Nokia! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É bom que a Google tenha concorrência no sector dos Maps. Aí ainda estão atrás do Here em certos aspectos.
ResponderEliminarEu não uso o google maps porque está sempre a consumir ram mesmo que não o esteja a usar ...
ResponderEliminarMesmo admitindo que os mapas da Google são melhores, habituei-me a ir ao maps da Apple e actualmente só recorro ao Google em último recurso.
ResponderEliminarSou um utilizador do serviços Google, por isso o Maps é meu serviço preferencial. Além de ter uma óptima integração desktop/móvel é multi-plataforma. Pela mesma razão prefiro o Dropbox ao iCloud, o Chrome ao Safari, o Evernote ao Notas e Google Contacts e Agenda aos similares do iOS.
ResponderEliminar