2013/11/10

Google vai seguir Android e iPhones para saber quando vão a lojas que fizeram publicidade


Temos visto muitos casos de potenciais trackings abusivos nas páginas da internet, e que têm gerado alguma polémica. Mas agora parece que a polémica vai subir de tom, à medida que esse tracking passa dos ecrãs dos computadores para o mundo real. O Google já deu início a um programa de testes que utilização a localização dos equipamentos Android e iOS para saber quando é que um utilizador se dirigiu a uma loja depois de ter visto publicidade à mesma. O equivalente na vida real a saber se um utilizador clicou num anúncio numa página da internet, e se visitou a página do anunciante.



Sendo o Google uma empresa cuja principal fonte de receita é a publicidade, facilmente se compreende o quão atractivo serão este tipo de informações, que poderão ser passadas aos seus clientes que compram publicidade - e que assim poderão comprovar que as campanhas que estão a fazer estão realmente a resultar (ou não).

No entanto... parece-me ser uma medida que irá também depender bastante da "relação" que cada utilizador tem com o Google. Alguns poderão aceitar que tal se justifica perante as coisas que o Google tem feito e os serviços que disponibiliza gratuitamente - outros poderão achar que ver e clicar em anúncios na web é aceitável, mas que andar a controlar por onde andam no mundo real já ultrapassa todos os limites.

Seguramente que caso isto avance para a frente, o Google disponibilizará certamente  uma opção para quem não quiser ser seguido - embora possa também ser "mauzinho" e fazer com que este serviço seja um "ou tudo ou nada", pendurando-o no seu serviço que já regista os locais por onde andamos (o antigo Latitude). Imagino que muitas pessoas não ficariam muito satisfeitas se para escaparem a este tracking das lojas tivessem igualmente que perder esse registo no Latitude, ou até terem que desligar por completo os serviços de localização. E sabendo-se que o Google ultimamente tem recorrido a tácticas "de forte incentivo" para que os utilizadores façam o que eles bem entendem... já nem me arrisco a dizer nada!

2 comentários:

  1. Para estas situações há uma app inprescindivel no meu Android que se chama Fake Gps, resulta que nem ginjas.

    ResponderEliminar
  2. Se eu já sinto algum medo das recomendações no Play Store de músicas e livros (bastante certeiras...) imagino nestas situações... Tired of your shit, Google!

    ResponderEliminar