2013/11/27

Motorola faz acordo com a 3D Systems para construção do Ara


Se pensavam que a ideia "louca" da Motorola de criar smartphones modulares que possam ser encaixados como se fossem blocos LEGO - o projecto Ara - não passava de uma manobra de marketing feita para nos fazer sonhar com as possibilidades do futuro... aqui fica mais um indício de que a coisa está mesmo a ser levada a sério.



A Motorola fez um acordo com a empresa 3D Systems para o desenvolvimento e construção de uma "fábrica do futuro", contendo tecnologia que possibilitará o fabrico dos tais componentes modulares, usando sistemas de impressão avançados, capazes de imprimir circuitos, materiais condutores e não condutores, etc. Enfim... uma verdadeira revolução na forma como são criados e construídos os equipamentos electrónicos.

O único "problema" é que se trata de tecnologia que ainda terá que ser desenvolvida, testada, e aprovada para a utilização em larga escala e capaz de dar resposta em "quantidades industriais". Ou seja... não será algo que nos permitirá ver resultados práticos já no próximo ano (a não ser que o Google/Motorola esteja mesmo disposto a investir a sério nesta tecnologia!)

Mas... considerando que até para desenvolverem algo relativamente simples como o Glass temos assistido a atrasos e adiamentos... (mesmo admitindo que neste caso o factor de atraso será mais da responsabilidade do software do que do hardware)... o melhor é não termos esperança de que o Ara nos trará resultados práticos antes de 2015 ou 2016...

1 comentário:

  1. acho a ideia muito interessante se vier com bons preços ainda melhor, podiam também era desenvolver para as tablets assim, eu falo por mim que muita coisa na tablet e dispensável como as câmaras

    ResponderEliminar