2013/11/02

SafeFlame - Chama a partir da água


Não deixa de ser caricato que o hidrogénio e oxigénio, elementos que permitem criar uma chama, juntos formem a água que utilizamos para a apagar. Mas um novo projecto quer inverter o processo e criar uma chama mais segura, cujo "combustível" é... a água.

Com este SafeFlame, os soldadores podem dizer adeus aos maçaricos de propano e acetileno - tudo o que é necessário para alimentar esta chama é água e electricidade, com as vantagens adicionais de que o único elemento resultante é novamente a água, e uma vez que a chama é produzida no exterior do tubo, este mantém-se a uma temperatura que lhe permite ser manuseado sem problemas (ou pousado em qualquer lado logo após a operação sem correr o risco de derreter ou incendiar algo).

Para tornar isto possível os investigadores têm desenvolvido sistemas de electrólise mais eficientes, que permitem separar a água em hidrogénio e oxigénio; sendo que a chama pode também ser controlada com precisão através da regulação da mistura e potência eléctrica utilizada no processo. A grande vantagem deste sistema é que assim evita-se a necessidade de transporte, armazenamento e utilização de gases perigosos. (E com um pouco de sorte, esta mesma tecnologia poderá permitir criar sistemas mais eficientes de dessalinização, para transformar água salgada ou imprópria em água potável...)

Mas por agora, vamos deixar que a ideia assente... de termos um maçarico que necessita apenas que se encha o depósito... com água. :)

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Adicionado, thanks. (Eu bem que tinha pesquisado pelo vídeo no YT, mas não tinha encontrado na altura em que agendei o post. :)

    ResponderEliminar
  3. (não sei como incorporar o video aqui)
    Aqui mostra a funcionar no youtube: http://youtu.be/7N3_dAJL450

    ResponderEliminar
  4. Este sistema nada mais é que um sistema de electrólise que decompõe o oxigénio e o hidrogénio da água. Este sistema torna-se principalmente promissor porque é isto que andam a tentar implementar nos automóveis e a indústria do petróleo não deixa. Pode ser que entrando por esta porta ( sistema industriais de soldadura) possa ser desenvolvido o suficiente até um ponto em que não possa ser abafado pela indústria petrolífera. Assim espero.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. "indústria do petróleo não deixa"..... por-favor imforme-se, se os problema fosse só esse... vá ver com são feitas as pilhas de hidrogeno e veja os componentes depois vá ver a disponibilidade desses componentes no planeta e diga qq coisa...
    Eu não sei porque carga de agua é que esta noticia aparece de quando em vez, sim o hidrogeno reage muito bem com o oxigeno, sim oxidar coisas é a forma preferencial de obter energia neste planeta, parece que ninguém aqui teve aulas de termodinâmica.

    ResponderEliminar
  7. "juntos formem a água que utilizamos para a apagar" pergunta porque é que a agua apaga um fogo?
    BTW não é uma verdade universal que o faça com qualquer bombeiro vos pode explicar

    ResponderEliminar