2013/11/02

Eclipse Solar híbrido raro acontece amanhã


Vai ser amanhã, dia 3 de Novembro, que alguns sortudos irão poder assistir a um dos mais fascinantes fenómenos naturais: um eclipse solar. E desta vez não só se trata de um eclipse híbrido, por si já bastante incomum, como tem ainda algumas especificidades adicionais que o tornam ainda mais raro.


Num eclipse híbrido, temos um eclipse que durante a sua trajectória pela Terra começa como eclipse anular, passa a eclipse total, e depois termina novamente como eclipse anular. Mas desta vez é mais incomum pois é um eclipse que começa como eclipse anular e termina como eclipse total.


Infelizmente, para nós, o eclipse vai ser muito parcial. Usando como localização a cidade do Porto, o eclipse irá tapar apenas cerca de 10% do Sol, tendo início às 11:46, atingindo o ponto máximo às 12:25, e terminando às 13:03.



Como sempre, se estiverem a pensar espreitar este fenómeno, é indispensável que tomem as precauções adequadas - e isso significa: nada de soluções "desenrascadas" como usar negativos ou vidro "fumado", ou as chapas das fotos dos raios-X, para servirem de filtros. É possível fazerem um sistema simples para observar o eclipse em segurança usando pouco mais que um caixote ou pedaços de cartão (para um sistema de projeção pin-hole).


Faz-me lembrar o célebre eclipse anular que passou cá por Portugal em 3 de Outubro de 2005, o qual  fiz questão de ir quase até Bragança - com um amigo igualmente "maluco" - para apanhar exactamente no centro da trajectória (sim, por vezes dá-me dessas pancas. :)

Felizmente, não teremos que esperar muito mais para podermos voltar a ter um eclipse mais "jeitoso". Em Março de 2015 poderemos começar o dia a espreitar um Sol que irá parecer estar em quarto crescente:


Mas até lá... temos que nos contentar com o que iremos ter amanhã, e que graças à internet poderemos acompanhar remotamente via stream como se estivéssemos nos locais mais adequados para ver o eclipse na sua totalidade.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boas, que software usaste para fazer essas simulações? (Queria simular o eclipse em Lisboa)

    ResponderEliminar
  3. http://www.timeanddate.com/eclipse/in/portugal/lisbon

    ResponderEliminar