2013/12/04

Criador do Android volta a dedicar-se à Robótica


Quando Andy Rubin abandonou o posto de liderança da plataforma Android - plataforma que fundou e que se tornou no gigantesco sucesso que todos conhecemos - a coisa fez levantar algumas preocupações sobre as políticas internas no Google. Mas Rubin disse que o fazia para se poder dedicar a outros projectos, e agora é o próprio Larry Page que faz referência ao que ele anda a fazer.



Depois dos smartphones e tablets, Andy Rubin está agora de olhos postos nos robots, e embora ainda se esteja a dar os primeiro passos, não se deverá subestimar estes "projectos loucos" do Google - que acabam por ter a potencialidade para mudar o mundo (como será o caso dos seus carros sem condutor). De certa forma é um regressar às origens, já que Andy Rubin trabalhou como engenheiro de robótica na Carl Zeiss, antes de ir para a Apple, e posteriormente para o Google.

A robótica já tem mudado muito na produção industrial... mas tem potencial para mudar muito mais. Continuam a existir milhares de tarefas repetitivas que são feitas por seres humanos, e que melhor seriam feitas por robots - libertando as pessoas para fazerem outras coisas. A longo prazo, é algo que obrigará a repensar seriamente a forma como a sociedade funciona: imagine-se um futuro onde praticamente todo o tipo de produção pode ser feito de forma completamente automatizada por máquinas e robots. O que poderão/deverão fazer os humanos? De que forma é que isso irá afectar o valor dos bens e a própria noção de "dinheiro"? Será o primeiro passo para um futuro "à Star Trek", onde a sociedade ultrapassou essas questões e trabalha em conjunto para o avanço da humanidade como um todo? (Ou será o primeiro passo para um futuro apocalíptico à "Terminator" onde as máquinas se revoltem contra os humanos? :)

Seja como for... digam lá se não seria caricato que o homem responsável pelo Android (software) viesse também a ser o responsável por uma nova geração de Androids (robots)? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)