Andy Rubin volta a dedicar-se aos robots, fazendo antever uma revolução robótica patrocinada pelo Google; a EDP entra no mercado da monitorização de consumos de electricidade domésticos com o Redy; o Galaxy S5 poderá ter um ecrã de 2560x1440 pixeis; ainda a triste realidade das actualizações dos equipamentos Android vs iOS; o USB vai ter (finalmente) uma ficha reversível; e como o tracking dos utilizadores pode ser utilizado para nos fazer pagar mais pelos menos produtos que outros conseguem mais baratos.
E antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que já estamos a oferecer o primeiro dos cinco exemplares do livro O'Reilly deste mês:
Apple patenteia sistema que esconde mensagens dos utilizadores não reconhecidos
Não é fácil encontrar um equilíbrio entre facilidade de utilização e segurança. Poderá ser útil que o nosso smartphone mostre notificações ou mensagens... mas poderemos não querer que as mesmas sejam vistas por outras pessoas. A Apple parece estar a trabalhar numa solução para isso que passa pelo reconhecimento facial; se for detectado o rosto do utilizador legítimo, o sistema apresentará notificações e informação mais detalhada, se não detectar o "dono", poderá apenas dar um toque de alerta sem exibir qualquer informação.
e-Ink Fina vai permitir readers mais finos e leves
Os ecrãs e-Ink continuam a ter muitas vantagens para determinadas aplicações, e a e-Ink não tem parado de desenvolver a sua tecnologia para que estejam cada vez melhores. A mais recente tecnologia é conhecida por e-Ink Fina - e é mesmo um nome que pode ser levado à letra em português. Estes novos ecrãs usam um vidro de apoio ainda mais fino, que lhes permite ser mais finos e leves que os dispositivos actuais, e que se torna altamente apelativo para a criação de ecrãs de maiores dimensões sem que se tornem demasiado pesados e desconfortáveis de utilizar.
Um dos primeiros leitores a dar uso a estes novos ecrãs é o PocketBook CAD Reader, com um ecrã "Fina" de 13.3", CPU dual-core e 2GB de RAM (e corre Android).
E falando de e-Ink...
Yotaphone com e-Ink
O Yotaphone com e-Ink está prestes a chegar ao mercado, com o seu invulgar sistema de dois ecrãs: de um lado um LCD normal, do outro um poupado ecrã e-Ink capaz de exibir informação sem gastar (quase nenhuma) energia. Parece que a implementação deu mais trabalho do que se poderia imaginar, obrigando a arranjar formas de dissipar o calor sem que interferisse com as partículas de e-Ink, assim como usar 9 antenas diferenciadas para escapar às interferências por elas causadas.
Google quer levar Chrome Apps para o Android e iOS
Aos poucos lá se vai percebendo como o Google quer tornar o Chrome (e as suas Chrome Apps) na plataforma executável do futuro. Como não podia deixar de ser, para ser algo com futuro tinha que contemplar também as plataformas mobile, e é precisamente isso que estão a fazer. Embora ainda não o tenham revelado oficialmente, o Google está a trabalhar para fazer com que as Chrome Apps corram também nos Android e iOS.
Embora essencialmente se trate de HTML e Javascript e vá no sentido daquilo que eu venho a dizer/desejar há anos... ficava mais descansado que fosse mesmo "HTML+JS"... em vez de ser algo específico do Google/Chrome.
Curtas do Dia
- Rootkits nas BIOS UEFI - uma nova ameaça praticamente impossível de detectar
- Instagram bloqueia acesso a concorrente Mobli
- Como a NSA pode crackar o SSL
- Pony botnet tinha credenciais de 2 milhões de utilizadores - com passwords do Facebook, Twitter, etc.
- Amazon anuncia vendas recorde dos Kindles... mas não diz quantos
- iBeacons já começam a ser usados para dar acesso a revistas
- Filemaker 13 dá uso ao HTML5 e mais integração com iOS
- Hotfile aceita pagar $80 milhões à MPAA - acordo antes do julgamento
Resumo da Madrugada
- Andy Rubin regressa aos robots
- As actualizações nos Android vs iOS
- EDP lança Redy para monitorizar consumos de electricidade
- Hotspots Kanguru ficam de borla este Natal
- Galaxy S5 poderá ter um ecrã de 2560x1440?
- USB vai ter ficha reversível
- Impressora 3D a cores full-color
- Teclado do Android e a censura das palavras
- O tracking dos utilizadores no comércio online
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)