2013/12/04

Notícias do Dia

Andy Rubin volta a dedicar-se aos robots, fazendo antever uma revolução robótica patrocinada pelo Google; a EDP entra no mercado da monitorização de consumos de electricidade domésticos com o Redy; o Galaxy S5 poderá ter um ecrã de 2560x1440 pixeis; ainda a triste realidade das actualizações dos equipamentos Android vs iOS; o USB vai ter (finalmente) uma ficha reversível; e como o tracking dos utilizadores pode ser utilizado para nos fazer pagar mais pelos menos produtos que outros conseguem mais baratos.

E antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que já estamos a oferecer o primeiro dos cinco exemplares do livro O'Reilly deste mês:


Apple patenteia sistema que esconde mensagens dos utilizadores não reconhecidos


Não é fácil encontrar um equilíbrio entre facilidade de utilização e segurança. Poderá ser útil que o nosso smartphone mostre notificações ou mensagens... mas poderemos não querer que as mesmas sejam vistas por outras pessoas. A Apple parece estar a trabalhar numa solução para isso que passa pelo reconhecimento facial; se for detectado o rosto do utilizador legítimo, o sistema apresentará notificações e informação mais detalhada, se não detectar o "dono", poderá apenas dar um toque de alerta sem exibir qualquer informação.


e-Ink Fina vai permitir readers mais finos e leves
Os ecrãs e-Ink continuam a ter muitas vantagens para determinadas aplicações, e a e-Ink não tem parado de desenvolver a sua tecnologia para que estejam cada vez melhores. A mais recente tecnologia é conhecida por e-Ink Fina - e é mesmo um nome que pode ser levado à letra em português. Estes novos ecrãs usam um vidro de apoio ainda mais fino, que lhes permite ser mais finos e leves que os dispositivos actuais, e que se torna altamente apelativo para a criação de ecrãs de maiores dimensões sem que se tornem demasiado pesados e desconfortáveis de utilizar.

Um dos primeiros leitores a dar uso a estes novos ecrãs é o PocketBook CAD Reader, com um ecrã "Fina" de 13.3", CPU dual-core e 2GB de RAM (e corre Android).

E falando de e-Ink...


Yotaphone com e-Ink


O Yotaphone com e-Ink está prestes a chegar ao mercado, com o seu invulgar sistema de dois ecrãs: de um lado um LCD normal, do outro um poupado ecrã e-Ink capaz de exibir informação sem gastar (quase nenhuma) energia. Parece que a implementação deu mais trabalho do que se poderia imaginar, obrigando a arranjar formas de dissipar o calor sem que interferisse com as partículas de e-Ink, assim como usar 9 antenas diferenciadas para escapar às interferências por elas causadas.




Google quer levar Chrome Apps para o Android e iOS


Aos poucos lá se vai percebendo como o Google quer tornar o Chrome (e as suas Chrome Apps) na plataforma executável do futuro. Como não podia deixar de ser, para ser algo com futuro tinha que contemplar também as plataformas mobile, e é precisamente isso que estão a fazer. Embora ainda não o tenham revelado oficialmente, o Google está a trabalhar para fazer com que as Chrome Apps corram também nos Android e iOS.

Embora essencialmente se trate de HTML e Javascript e vá no sentido daquilo que eu venho a dizer/desejar há anos... ficava mais descansado que fosse mesmo "HTML+JS"... em vez de ser algo específico do Google/Chrome.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)