2013/12/04

Galaxy S5 vai ter ecrã de 5.3" com 2560x1440?


Não, a imagem não corresponde ao futuro Galaxy S5, sendo apenas uma ilustração de como poderá ser um futuro Samsung Galaxy (havendo rumores de que poderemos deixar de ter um Galaxy S em plástico para ter - pela primeira vez- um Galaxy S em alumínio) mas já começaram a surgir resultados num programa de benchmark que fazem antever o que a Samsung poderá estar a preparar para o seu próximo topo de gama.


Se pensavam que as coisas iam estabilizar nos ecrãs Full HD, parece que a Samsung não tem intenções de abrandar o passo, e os resultados do benchmark gráfico indicam uma resolução de 2560x1440 (de 5.3", estimando-se o tamanho do seu suposto chassis em alumínio) e um CPU Snapdragon 800. Claro que por agora não passam de conjecturas... isto poderá não passar de um qualquer protótipo que a Samsung esteja a usar para testes, recorrendo a um Snapdragon 800 por agora, mas trocando-o por um Snapdragon 805 quando ficarem disponíveis; ou até de um modelo que nada tenha a ver com o futuro Galaxy S5, e sendo um tablet... onde estas resoluções elevadas seriam mais comuns.

Seja como for, sempre dá para ir sonhando com as futuras novas máquinas topo de gama que irão continuar a fazer-nos sonhar com o que é possível ter num equipamento "de bolso". Características técnicas à parte, o que eu gostava de ver era uma revolução no design destes equipamentos, eliminando por completo as margens em redor do ecrã, e até... os próprios botões físicos. Acordar e desligar o equipamento poderia ser feito através de um duplo toque na parte traseira por exemplo (ou de forma automática, baseado nos sensores de movimento e proximidade), e até os botões de volume poderiam ser algo feito através de uma tampa traseira sensível ao toque (como o Oppo N1 tem).

... Claro que depois teria que se arranjar forma de se fazer um "force shutdown/reboot", que actualmente são feitos pressionando um botão físico durante vários segundos ou em combinação com uma tecla do volume... Mas até isso se poderia resolver com um pouco de imaginação (assim como a captura de screenshots).

5 comentários:

  1. Opa, eu uso um Samsung Note 3 com um ecra ainda maior (5.7")e 1080p, e honestamente nao preciso da resolucao extra, mas nao abdico do tamanho extra proporcionado pelo Note 3. Claro que a comprar novo... mais resolucao é melhor (óbvio), mas pessoalmente nao vejo ninguém a ir correr comprar o novo S5 por causa da resolucao extra vs. 1080p já que para a notar é preciso andar de lupa! Outra coisa que nao abdico, é dos 3 dias de bateria com uso médio do meu Note 3! O meu S3 já era para mim fantástico com uns 2 dias de bateria, o Note 3 e quanto mais bateria... melhor! Ainda estou à espera de ver se o Note 4 e o S5 consegue chegar a 4-5 dias, em vez de "truquezinhos" de marketing com ecras 4k em ecras de telemovel... Já há estudos que chegue que demonstram que o maior problema das pessoas é a bateria. De que adianta 2k ou 4k no ecra, se quando tiramos proveito a bateria dura 1/2 dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais resolução não é sempre melhor. A partir de certo ponto começa a ser contra-producente. O problema é que fica muito bem nas listas de especificações ter sempre números maiores e nos smartphones as pessoas ainda não se aperceberam que ás vezes números maiores não são sinal de smartphone melhor (como já aconteceu nas câmeras fotográficas).

      Aumentar a resolução para estes valores quer dizer que um GPU que proporcionaria muitos melhores gráficos em Full HD ou 720p vai continuar a apresentar os mesmos gráficos e fps para um ecrã com resolução superior porque tem que acelerar mais pixels.

      Depois, quantos mais pixels tiver maior o consumo de energia do ecrã logo o mais provável é vermos um S5 sem melhorias significativas de bateria - ou cuja bateria poderia ser muito superior se usasse um ecrã Full HD.

      Eliminar
  2. Dispenso a resolução mekhor, prefiro algo como um motox que tem 720p e a bateria dura mais, claro que num ecra de grandes dimensões podes notar algo menos nitido mas nada de outro mundo...anyway, so fico farto do tamanho sempre a aumentar por exemplo a oppo com o N1 a meu ver perdeu pelo menos a minha possível compra...eu quero um telemóvel nao um tablet no ouvido!
    o limite é mesmo o NOTE3 com o seu 5,7 num corpo de 5,5!!! ou seja 5,5 o limite!
    5 seria o ideal! acredito e sei por experiência propria depois um gajo habitua-se mas epa chega de aumentar isso por favor...fiquem pelos 5--5,5--5,7 como a samsung conseguiu fazer!
    Se com um s4 consigo fazer tudo epa acho que se torna um pouco ridículo...ahh e outra coisa eu gosto do material dos galaxys prefiro algo mais leve do que em metal como um htc one que depois aparece todo riscado , embora aqui seja apenas o chassis n é?

    ResponderEliminar
  3. E essa numeração na logo? pula de Galaxy S4 pra S6 inovou até demais

    ResponderEliminar
  4. Como eu gostaria se o design fosse esse mesmo, o que mais pode dar ênfase no diferencial do S4 é o processador que passou de 1.9 Ghz para 2,5 ghz, a camera tem 16 mega px e algumas funções a mais, mas o preço como sempre excede em relação ao que realmente mudou nos smart phones.

    ResponderEliminar