2013/12/04

Actualizações iOS vs Android


Já sabemos que de tempos a tempos lá temos que abordar a questão das actualizações nas plataformas iOS e Android... e novamente se demonstra que a coisa fica "negra" para os Android.

Mesmo tendo em conta que não se pode/deve fazer comparações directas entre versões iOS e Android - temos versões de iOS que ficam severamente limitadas quando são usadas nos equipamentos mais antigos; e temos muitos serviços no Android que foram separados da versão do dispositivo, para que pudessem ter acesso a novas funcionalidades - a coisa continua a ser mais favorável à plataforma iOS.

Equipamentos como o iPhone 3GS tiveram direito a actualizações para a mais recente versão do iOS durante mais de quatro(!) anos; e nem será preciso usar a desculpa dos "outros fabricantes", pois temos caso do próprio Galaxy Nexus, que nem sequer chega aos dois anos com actualizações oficiais - e mesmo o facto do Google apenas "garantir" actualizações durante 18 meses não servirá de grande consolo (e temos casos como o do Nexus S, que esteve vários meses à espera das ditas actualizações.)

... E quando se fala dos outros fabricantes de equipamentos Android que aparecem na tabela, é ainda mais assustador pensar que poucos foram sequer lançados com a mais recente versão do Android! É um aspecto a melhorar - e muito - no Android.

15 comentários:

  1. O problema do Android é a enorme segmentação logo este tipo de comparações são descabidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao utilizador final não interessam as justificações das empresas. Se é por esse ou aquele motivo que não tenho actualização pouco me importa.

      Eliminar
  2. Não só a segmentação , ou fragmentação, mas também o ciclo de lançamentos de novos modelos com novo HW e SW. A iOS tem de gerir atualizações numa mão cheia de terminais e os fabricantes que usam Android têm de o fazer para umas dezenas.
    Nãp é possível a comparação.

    ResponderEliminar
  3. ... Dizer que a culpa é da "fragmentação" ou de haver "dispositivos a mais", não deixa de ser uma desculpa. Quem compra um equipamento espera que o mesmo tenha suporte continuado, nem que seja pelo mínimo estipulado pelo Google de 18 meses. Quando vemos que a maioria dos fabricantes nem sequer lança os equipamentos com a mais recente versão do Android... acho que é sinal que há ainda muito por onde melhorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao é difícil entender o problema: o iOS nao permite customizacao dos Fabricantes/Operadores e está reduzido aos equipamentos do próprio fabricante. O Android/Google/Fabricantes/Updates tem outro "quê": o Android é um SO que tem como parte integrante o Android-base + Customizacao do Fabricante + Customizacao do Operador + muitíssimas variacoes de hardware. Depois do SO base ser lancado, o fabricante tem que criar + optimizar codigo para o hardware, testar tudo e depois ainda experimentar com os operadores. Alem disso a Apple trabalha com 2 iPad + 2 iPhone novos cada ano, muito em si similares aos anteriores; os Fabricantes que usam Android tem 6 ou 7 aparelhos novos/variacoes por ano, o que presume que as equipas 1) sejam maiores 2) tenham que dividir o tempo em varios aparelhos. Isto faz com que invistam muito pouco em novos updates para aparelhos "nao-novos"

      Eliminar
    2. A questão não apenas de "perfumaria" e sim de recursos, actualizações de segurança ou bugs que deixam de ser corrigidos.
      Na minha experiência com Android descobri que há duas maneiras de lidar com isso:
      1) Trocar de equipamento anualmente e ter sempre o aparelho e a versão do Android mais actuais;
      2) Comprar um aparelho baratucho para usar como substituto "turbinado" de um dumbphone e não estar com preocupações com actualizações.

      Eliminar
  4. Podemos sempre aproveitar a tabela para fazer comparações apenas dentro da plataforma Android, deixando o iOS "de lado".

    E na verdade, concordando com o que disse Carlos Martins, é também desmotivante pagar por exemplo 400€ por um smartphone que possivelmente nunca chegará a versão mais recente do Android.

    Penso que é um pouco ingrato para quem compra um dispositivo, e ainda pior é, ver que as marcas responsáveis que parece que se estão a marimbar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questao aqui é outra tao ou mais importante: o Android é muito customizavel, dai que nao é "obrigatório" ter a ultima versao para ter praticamente tudo o que há na ultima versao, via 3rd party apps/add-ons; como o iOS é muito...pouco! customizavel, é quase essencial ter a ultima versao. Além disso é preciso ver que muuuuuuuuuuuitas coisas que o iOS só nas versoes mais recentes oferece, já o Android v2.1 e v.2.2 tinham, daí que quem ainda tem Android 2.x nao se sente nem de perto tao limitado (em funcoes) como quem tem iOS 2.x por exemplo. Dai que ter um iPad 1 com iOS 5.x é muito mais importante do que um Samsung XPTO antigo o Android v4.x. Outra condicao: eu o meu antiguinho Huawei X5 tinha-o com Android 2.3 e fazia quase tudo o que faco (em perspectiva, claro) com o meu Samsung S3 ou Note 3. Além disso há ROMs alternativas e agora tem o 4.0.4; eu o meu antigo iPad 1 (que ja nao tenho) nao o conseguia se nao vosse via oficial Apple, e se nao passasse do v3.x as coisas que eu nao teria nem conseguiria via apps. No caso do Android os únicos culpados sao os fabricantes, e no meu caso que tenho Samsung (e a HTC também é de saludar), nao me posso queixar do suporte.

      Eliminar
  5. E ainda temos o problema de quando actualizamos o dispositivo para uma versão mais recente, o telemóvel/tablet ficar mais lento.
    Tanto quanto sei acontece nos dois sistemas e com as várias marcas.

    ResponderEliminar
  6. Venha de lá o Ubuntu Phone (que chato que sou mas a espera mata-me)

    ResponderEliminar
  7. O Samsung Galaxy S3 deve de ser hoje, para qualquer proprietário algo (a não ser que não lhes tenha custado como a mim, e já foi em campanha) que nunca mais os fará comprar algo da marca! Nunca teve a versão mais recente, para mais que num aparelho como este significa perder muita coisa, ter de recorrer a uma ROM não-oficial.

    E incrível é que com a ROM da Samsung mesmo flashando a coisa, passado pouco tempo tinha um telemóvel por vezes mais lento que um de entrada de gama. Mas aprendesse claro

    ResponderEliminar
  8. Eu não quero desculpar o android pela fraca assistência em relação ás atualizações, mas ás vezes parece-me que as pessoas querem coisas nova apenas porque sim, mesmo que o software esteja a funcionar bem e sem erros.
    Eu leio coisas como:
    -há um mês que não temos actualizações
    -estou a ressacar de flashar roms
    -isto está muito parado
    Eu não percebo....
    O meu s3 com a firmware oficial funciona que é uma maravilha.que funcionalidades vos falta para ficarem satisfeitos.

    Na minha perceptiva temos de apreciar o que está bem feito e valorizar o que temos, caso contrário, as pessoas serão sempre os eternos insatisfeitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema aqui Adriano é que por vezes não temos acesso a apps e serviços que aparelhos similares possuem. Exemplo: Temos aqui em casa um Nexus S e um iPhone 4 comprados na mesma altura. Comprei ambos pensando em ter actualizações por pelo menos 2 anos, que seria o prazo normal de troca. Passado 1 ano e meio o Nexus deixou de receber actualizações, ficando no Jelly Bean 4.1. Já o iPhone, que veio com o iOS 4, recebeu as versões 5, 6 e 7. Com várias limitações em recursos e queda no desempenho, mas com a possibilidade de aceder às novas medidas de segurança da Apple, às chaves do iCloud e muitos recursos que vieram melhorar a segurança e a utilização do aparelho. Por isso dificilmente me apanho comprando um Android novamente. Isso depois de ter sido o SO que mais dispositivos comprei, 5 ao todo (Galaxy Gio, Ace, S3, Vodafone Smart Mini e o já citado Nexus S), contra 4 do iOS (iPhone 4, iPad 1, Mini e Air), 3 Symbian (N80, 5800 e N8) e 1 WP8 (Lumia 520).

      Eliminar
    2. As actualizações são mais importantes num iOS porque este tem um défice de funcionalidades que o android não tem.Ao contrário do iOS não existe uma grande diderença entre as diferentes versões no android, por exemplo, quem tiver uma 4.1.1, 4.1.2, 4.2.2 face a um kit kit 4.4 não é nada de muito diferente, por isso na minha opinião não é o fim no mundo não estar na ultima versão.
      Já no iOS é diferente, e reparem que foi preciso esperar pela versão 7 para poder ligar as diferentes ligações a partir do ambiente de trabalho.No android 2 já era possível ligar o wifi no painel de notificações.
      Em suma, ainda bem que a Apple é mais regular e célere nas actualizações porque é mais necessário do que no android.

      Eliminar
    3. Para que se perceba Adriano e restantes membros no meu caso tenho um samsung galaxy s3 e tive que fazer uma atualização não oficial para poder conectar com um outro produto da samsung neste caso o Galaxy gear. Sem a actualização do android para 4.3 não é possível utilizar o NFC. É uma falta de respeito para os utilizadores android. uso os dois sistemas operativos ios e android ambos não são perfeitos. NO CASO ANDROID CONSIDERO UM ABUSO.

      Eliminar