2013/12/04

USB vai ter ficha Reversível tipo Lightning

Não adianta negarem-no: as fichas USB podem ter nascido com boas intenções, mas são uma verdadeira frustração de utilizar - particularmente em situações onde frequentemente se tenha que remover e inserir um dispositivo, e onde a Lei de Murphy se encarregará de fazer com que a tentemos colocar do lado errado... 90% das vezes. Mas finalmente, parece que estamos prestes a poder terminar com essa agonia, com a chegada de uma nova ficha USB reversível.


Para acompanhar a revisão do USB 3.1, o consórcio que gere o USB propõe a criação de uma nova ficha USB - Tipo-C - de tamanho idêntico à das fichas micro-USB, mas que poderá ser inserida de qualquer posição. Infelizmente, isso significa que esta nova ficha será incompatível com todas as actuais fichas e cabos existentes - mas tal como a Apple fez com a sua transição para a ficha Lightning - há alturas em que é melhor assumir que tem que ser assim, do que se andar a tentar manter uma compatibilidade doentia que vai agravando os problemas de utilização, com cada vez mais variantes de fichas e cabos.

Peço apenas para que eles pensem bem no que fazem, para que daqui por um par de anos não nos estejam a pedir para mudar novamente para uma ficha "Tipo-D", e que dessa vez é que vai ser mesmo para durar uma década! (Embora... daqui por uma década espero bem que já se possa ter dito adeus a todo o tipo de cabos. :)

Que tal tem sido a vossa experiência com as fichas USB? Também sentem a mesma frustração sempre que tentam colocar uma pen USB num computador; ou uma ficha micro-USB num smartphone ou tablet? (Eu sei que quem utilizar sempre o mesmo equipamento depressa começará a memorizar a posição certa... mas no meu caso, onde frequentemente tenho que testar diferentes equipamentos, e onde cada fabricante parece ter decido "ao calhas" se a ficha ficava para um lado ou para o outro... é sempre uma aventura.)

12 comentários:

  1. As fichas USB permitem provar empiricamente a existência de uma 4a dimensão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, concordo! Quantas vezes rodo a pen uma vez, e só depois de rodar a segunda é que consigo inserir... Mas à primeira não entrava, logo tem que ter 3 lados! :)

      Eliminar
  2. Realmente é sempre uma aventura... isso aliado ao facto das fichas terem uma aparência cada vez mais frágil, impõem-se realmente ligações que funcionem de qualquer posição (a inversão da posição da ficha microUSB do Nexus4 para o Nexus5 é uma daquelas coisas a que ainda não me habituei). Se além dessa nova ficha ainda conseguirem criar adaptadores lowcost para compatibilizar com os anteriores formatos, melhor!

    ResponderEliminar
  3. Realmente é sempre uma aventura... isso aliado ao facto das fichas terem uma aparência cada vez mais frágil, impõem-se realmente ligações que funcionem de qualquer posição (a inversão da posição da ficha microUSB do Nexus4 para o Nexus5 é uma daquelas coisas a que ainda não me habituei). Se além dessa nova ficha ainda conseguirem criar adaptadores lowcost para compatibilizar com os anteriores formatos, melhor!

    ResponderEliminar
  4. Epá... eu aqui vou no sentido contrário, não compensa ganhar os 2 segundos de tentar ao contrário para ter de andar com mais cabos USB enquanto tiver aparelhos com um e outro tipo de ficha.

    Isto para não dizer que a Lei de Murphy vai levar a acontecer que qd estiver com o dispositivo X só vou ter o cabo Y à mão!!! :( :P

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, o problema das fichas usb, é a fragilidade com que têm vindo a evoluir! Deviam também ter criado logo, uma ficha usb universal, ao invés de inventar vários formatos...

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho um algoritmo que funciona em 90% das vezes, nas fichas USB deixo a parte da ficha que tem o símbolo do USB para cima ou para a esquerda e tem me poupado bastantes dores de cabeça :P

    ResponderEliminar
  7. Acho isso de alterarem a ficha um pouco idiota, porque a grande vantagem até agora era mesmo a compatibilidade anterior. Se o problema é de saber o lado que fica "para cima" basta meterem como norma que um símbolo de USB azul, laranja, etc fique do lado "para cima" e assim quando forem a ligar...fácil. E no andamento, colocar nos PCs os micro-USBs como norma de forma a ficarem mesmo "ultra"-PCs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que tens razão. mas olha que sabe muito bem pegar no cabo do meu ipad e zuclas :)

      Eliminar
  8. Acho bastante estranho esta conversa de tais USB! Eu já tenho essas USB há mais de 3 anos. Vieram juntas com uns aparelhos que comprei. Depois disso dei-me ao trabalho de arranjar todo o tipo de ligações USB: macho-fêmea, normal-mini, etc.. etc..! Para quem ainda não sabe, a Chip 7, (passe a publicidade), tem pens USB com um lado USB normal, e do outro lado entrada mini USB. excelentes para substituírem os cabos OTG, dos telemóveis tipo Notes e S da Samsung. É apenas uma questão de procurarem. Elas, USB, já existem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @xiko Reversível no sentido de as poderes encaixar de qualquer lado (para cima ou "para baixo"; nao no sentido de ter duas fichas diferentes)!

      Eliminar