2013/12/05

NSA espia a localização de todos os telemóveis no mundo


As revelações sobre os dados que estão a ser recolhidos secretamente pela NSA não param de nos mostrar o verdadeiro monstro que parece tornar realidade os piores receios de todos os "paranóicos" das teorias da conspiração. A última peça que se fica a conhecer é a de que a NSA recolhe dados sobre a localização de todos os telemóveis a nível mundial.

Tal como a NSA (e parceiros) interceptam comunicações globais na internet acedendo directamente aos cabos e fibras que transportam esses dados, aparentemente também fazem o mesmo com as comunicações dos operadores de telecomunicações. E esses dados permitem saber a localização aproximada de cada telemóvel, através da triangulação das torres de comunicação.

Como já foi revelado por diversos investigadores, estes dados - mesmo quando se tratam de dados anónimos (de um telefone não registado, por exemplo) - acabam por ser bastante reveladores; pois o seu trajecto acaba por ser uma autêntica impressão digital que permite identificá-lo através dos seus padrões, e assim descobrir padrões "anormais" e pontos de contacto com outros potenciais "alvos de interesse". Como sempre... poderá argumentar-se que este tipo de tecnologia poderá servir para identificar criminosos - e que quem nada tem a esconder não se precisa preocupar com isso... Mas também será fácil contrapor que qualquer criminoso digno desse nome já fará questão de trocar regularmente de telemóvel para que não sejam detectados padrões, nem os levar para locais onde não queira ser "posicionado"; e que isso faz com que os espionados acabem por ser apenas... os cidadãos comuns, que não deveriam estar sujeitos a essa vigilância.

E claro... já sabemos que a tentação que será ter acesso a estes dados... Que tal ver o que a esposa/namorada/companheira/ex anda a fazer fora de horas? Será que quando diz que vai às compras vai mesmo? A NSA já admitiu que havia abusos deste tipo feito por alguns dos seus operadores... Não vamos sonhar que lá por alguns deles terem sido apanhados, mais ninguém irá abusar do sistema, pois não?

... Já estou a imaginar cada vez mais pessoas a começarem a tirar a bateria dos seus telemóveis quando forem para sítios onde não querem ser "vistos" - mas no caso em que as baterias não puderem ser removidas, será mais complicado (ora aí está mais uma boa deixa para teorias da conspiração: de não terem baterias amovíveis para que não possam ser completamente desligados).

3 comentários:

  1. "Guardian" apenas revelou 1% dos documentos que recebeu de Snowden"

    Tanto quanto eu tenha percebido Snowden funcionava/aparentava ser gestor de sistemas e convencia os colegas da NSA de Honolulu (no Hawai ... onde o pessoal gosta é de praia) a dar-lhes as respetivas passwords. Estava-me a fazer "espécie" como é que um tipo que não era "boss" tinha acesso a tanta informação. Cá fico à espera de mais 1%.

    http://expresso.sapo.pt/cinco-mil-milhoes-de-telefonemas-espiados-diariamente=f844714#ixzz2mdszFoRu

    ResponderEliminar
  2. Cada vez se parece mais com os filmes!

    ResponderEliminar
  3. Isto das conspirações dá muito que pensar... Quem Construiu a Lua?(titulo em Português).É um livro que quando estiver disponível em Português serei um dos compradores.Anteriormente,já saíram outras 2 teorias da Lua.Será que a lua não é uma nave?Bem...o futuro dirá!

    http://www.imagick.org.br/pagmag/themas2/LuaArtificial.html

    ResponderEliminar