2021/12/18

Como desactivar a pesquisa de imagens com o Google Lens no Chrome

O Chrome começou recentemente a fazer a pesquisa de imagens usando o Google Lens, mas é possível regressar à pesquisa normal via Google Images.

Uma das pequenas preciosidades do Chrome, que se revela bastante útil para algumas pessoas, é a possibilidade de se fazer a pesquisa por imagens: basta clicar com o botão direito do rato sobre uma imagem e escolher "Search Google for Image". É uma excelente forma de descobrir imagens idênticas com melhor resolução, ou outros sites que a estejam a utilizar, etc. etc. Mas, recentemente a Google lançou uma actualização que troca esta pesquisa de imagens por uma pesquisa com o Google Lens.

O Google Lens é outra ferramenta bastante poderosa, mas que complica a vida a quem quiser fazer a pesquisa mesmo por imagens, como dantes. Mas felizmente, é fácil regressar à pesquisa antiga. Bastará dar um salto ao chrome://flags e procurar por "lens":
  • Na opção "Search your screen with Google Lens" - seleccionar como desactivado
E assim, passamos a ter a pesquisa de imagens directa no Google, sem tentativa de interpretar a imagem como faz o Google Lens.


Alternativamente, se quiserem manter a pesquisa com o Google Lens mas também a pesquisa de imagens à moda antiga, podem sempre recorrer à extensão Search-by-Image, que também adiciona a possibilidade de pesquisar imagens, no motor de pesquisa da Google e muitos outros, e que também se pode revelar bastante prático (também adiciona a opção de pesquisa ao menu do botão direito do rato, pelo que nem têm que deixar o icon da extensão visível na barra do browser).


Actualização: Com a chegada do Chrome 99 a opção deixou de fazer efeito, obrigando a utilizar a pesquisa via Google Lens, ou usando uma extensão adicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)