2022/03/12

Chrome 99 força pesquisa de imagens via Google Lens

Na mais recente actualização para o Chrome 99, a Google deixou de permitir a pesquisa de imagens tradicional, obrigando a utilizar o Google Lens.

No final do ano passado a Google começou a dificultar a vida a quem desse uso à função de pesquisa de imagens no Chrome, que permitia seleccionar uma imagem e fazer a pesquisa por imagens no Google, substituindo-a pela pesquisa via Google Lens - que embora útil, não é verdadeiramente uma alternativa a quem quer mesmo pesquisar imagens como dantes. No entanto, na altura era possível dar um salto às flags do Chrome para desactivar a pesquisa pelo Google Lens, mantendo a pesquisa antiga.
Infelizmente, no mais recente Chrome 99 esta flag deixou de fazer efeito, deixando os utilizadores apenas com a opção de pesquisa via Google Lens.


Até que se descubra novo método para fazer regressar a opção ao Chrome, a alternativa passa pela utilização de uma extensão como a Search by Image, que permite manter o mesmo tipo de pesquisa de imagem em diversos motores de busca, incluindo adicionar a função ao menu de contexto. Nem sempre a pesquisa funciona tão bem como funcionava directamente no Chrome (há imagens que diz que não detecta para pesquisar, dependendo da forma como foram colocadas na página web, e quase sempre é preciso primeiro fazer um "copy image URL" para depois a pesquisa funcionar melhor), mas é a alternativa possível de momento para lidar com a remoção da pesquisa directa de imagens no Chrome.

1 comentário:

  1. Se for usado outros navegadores, muito provavelmente a pesquisa antiga ainda funcionará também, certo?
    🤔🤔

    ResponderEliminar