2014/01/06

Asus abandona updates para o Padfone 2


O ASUS Padfone 2 impressionou-nos quando foi lançado, com um desempenho excelente e a sua capacidade de facilmente se transformar num tablet em poucos segundos; mas pouco mais de um ano após o seu lançamento eis que se volta a verificar um dos problemas recorrentes neste tipo de equipamentos: a ASUS diz que não haverá mais actualizações para este equipamento... e dá uma desculpa que não deixará de merecer críticas.



Segundo a própria ASUS, o Padfone 2 deixa de merecer actualizações por já ter disponível as ferramentas para fazer o unlock!


Desta forma, a ASUS descarta-se da responsabilidade de actualizações futuras e remete os actuais utilizadores para que se desenrasquem, desbloqueando os seus Padfone 2 e usando actualizações não oficiais. Algo que até se poderia aceitar num equipamento com dois ou mais anos, mas que neste caso chega numa altura em que este equipamento nem sequer tem os 18 meses que o Google "recomenda" para que sejam mantidas actualizações oficiais.

Para além do mais é preciso não esquecer que este é um equipamento "topo-de-gama" e que os seus compradores certamente esperariam melhor tratamento por parte da ASUS - e não que se mantivesse eternamente preso no Android 4.1 como agora acontecerá.

É certo que a ASUS investiu bastante na adaptação do Android para que melhor lidasse com o aspecto transformista deste modelo; e isso será algo que também dificultará o processo de actualização para novas versões do Android (e igualmente para todos os que se aventurarem a fazer actualizações não oficiais)... Mas se o fizeram, no mínimo deveriam ter tido a consideração de dar o suporte adequado durante o tempo mínimo recomendado pelo Google.

Senão... poderão poupar trabalho, mas arriscam-se igualmente a que nenhum dos compradores do Padfone 2 volte a considerar a compra de um ASUS no futuro, e gerar igualmente a imagem de uma marca que não se preocupa com actualizações para os produtos depois de vendidos.

7 comentários:

  1. Por acaso já tinha visto esse post da asus como utilizador de um Padfone 2 já disse para mim próprio que ASUS nunca mais...Para além destas declarações ainda lançaram 4 Padfones em menos de um ano,, sim 4 ( Padfone 2, padfone infinity, new padfone infinity, padfone mini)

    ResponderEliminar
  2. HUm... ok, isto é um tiro no pé, numa altura em que os utilizadores estão mais exigentes na continuidade dos equipamentos, e que fabricantes com a motorola e sony se vão chegando a frente com updates a tempo e horas. eu só posso dizer. ASUS no thankxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sony ??? Tenho uma opinião bem diferente. Actualmente possuo 2 telemoveis xperia que só tiveram upgrade para ics , mas com tantos bugs que me vi forçado a regredir para o gbread. O tablet também sony foi anunciado evoluir para JF mas ficou-se pelo ICS. E quando sairam estas actualizações já o JF andava no mercado. aprendi da pior maneira que os próximos telemóveis e tablets só nexus (e eventualmente motorola). Sony ? NOT!!

      Eliminar
  3. E não vamos esquecer o preço deste equipamento.
    Ok, parem com actualizações, mas reduzam o preço de forma a ser "compensatório" tal compra.
    É apenas a opinião de alguém que não daria o que pedem por um aparelho deste género (é absolutamente fantástico) que continua numa versão do android muito difícil de aceitar pelo valor que pedem.

    ResponderEliminar
  4. O Pad2 tinha tudo para ser um estrondoso sucesso e não o foi porque a Asus conseguiu deixa-lo com imensos problemas, quando devolvi o meu na Radio Popular o software usado por eles na gestão não tinha espaço suficiente para escreverem os meus motivos da devolução.

    E o abandono por parte da Asus não é de agora, o pad2 foi abandonado logo depois do update para 4.1.1, basta ver que em 3 meses ou menos foi anunciado o Infinity..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou curioso quanto aos motivos de devolução.

      Poderia mencionar?

      Eliminar
  5. Estou desapontado com a ASUS e nunca mais quero ASUS. Tenho um portátil com um ano que me está a dar problemas e a qualidade de construção é muito fraca, além deste, tenho um Padfone 2 que em 8 meses já foi para arranjar 3 vezes. Pó em ambas as câmeras e o visor que descolou. Como se isso não bastasse agora já não há actualizações para o Padfone 2? Que decepção!

    ResponderEliminar