2014/01/06

Câmaras DSLR vs Smartphones vs Película


A autonomia nos smartphones é coisa que não tem melhorado, mas há muitos outros aspectos onde as melhorias são significativas. Uma delas é o desempenho, e outra é a qualidade das suas câmaras. É este último caso que aqui é posto à prova, comparando as fotos de alguns smartphones com as de DSLR e até da película.

Esta comparação do site DP Review não deixa margens para dúvidas e mostra-nos os feitos incríveis que os smartphones actuais são capazes de fazer, em muitos casos igualando e superando a qualidade DSLRs com apenas alguns anos de idade. Claro que é preciso também ter em conta que se estão a falar de valores monetários diferentes, e que quando se passa de uma cena com luz em abundância para outra com luminosidade reduzida, os pequenos sensores dos smartphones não podem competir com os sensores de uma DSLR. Mas ainda assim, não deixa de ser surpreendente ver a nitidez que um Lumia 1020 consegue captar.

Há também inúmeros outros aspectos em que DSLRs e smartphones não são comparáveis... a começar pela possibilidade de se trocar de lentes nuns e não nos outros. Nem que fosse só por isso, qualquer decisão estaria feita à partida (ninguém irá tirar fotos à lua com um smartphone, se ali ao lado tiver uma DSLR com uma lente de 500mm), mas para aquelas situações do dia a dia... é bom ver que já é possível andar com "câmaras" mais que decentes nos nossos bolsos... e que até servem para fazer chamadas, ver como andam os amigos no Facebook, e dar um salto ao Aberto até de Madrugada para ficar a par das últimas notícias de tecnologia. ;)

... Ora façam isso com uma DSLR ou uma câmara de película analógica! :)

1 comentário: