2014/01/06

Notch - Fitness Tracking levado ao limite


Não há falta de "activty trackers" que visam monitorizar e registar toda a nossa actividade física ao longo do dia; mas se a maioria deles se limita a contabilizar quantos passos demos e quantos degraus subimos, no caso deste Notch a coisa é levada ao limite e com a capacidade de registar todos os movimentos de braços e pernas com total precisão.

Para isso este Notch recorre não a um único sensor, nem a dois, mas sim a um máximo de 10 sensores que registam todos os movimentos da parte do corpo em que forem colocados (joelhos, cotovelos, braços, pernas, tronco, etc.)


Mais do que monitorizar a nossa actividade física ao longo do dia, estes dados serão mais vocacionados para atletas que queiram monitorizar e melhorar o seu desempenho, e para isso poderão contar também com a ajuda dos pequenos sensores bluetooth do Notch. Cada um deles tem também um pequeno motor vibratório, o que permite sinalizar ao utilizador sempre que algum movimento sair fora de um intervalo estabelecido.

Portanto, já imagino no futuro haver uma "loja" online com registos de atletas profissionais sobre a melhor forma de correr, ou servir uma bola no ténis, ou de mil e uma outras coisas; que os utilizadores do Notch poderão depois comprar e tentar reproduzir como forma de melhorarem as suas actividades. :)

Também já imagino outro tipo de uso para este sistema... como por exemplo o tracking para jogos em realidade virtual, permitindo transferir em tempo real os nossos movimentos para o interior do jogo sem que seja necessário recorrer a uma câmara 3D num ponto externo de referência (tipo Kinect) - o que se torna muito mais prático para utilizar no exterior ou com movimentos mais complexos.

Vamos lá ver no que este Notch resulta, quando chegar finalmente ao mercado (o projecto esteve inicialmente no Kickstarter mas foi cancelado, devendo regressar no dia 28 já com protótipos reais e funcionais para mostrarem a validade do sistema.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)