2014/01/06

Análise ao Kingston MobileLite Wireless - mini router portátil

O nosso Luis Costa é um homem que está sempre em movimento e por isso aprecia especialmente tudo o que lhe permita ter acesso aos seus conteúdos em qualquer local... e de preferência livre de fios. Hoje traz-nos um pequeno router portátil da Kingston... e diz-nos se vale a pena ou não.


Já não é novidade para muitos dos leitores, sou um fanático por um bom gadget. Equipamentos pequenos, com várias funcionalidades e de preferência a preço acessível, são uma verdadeira perdição. Já por cá passaram vários, hoje cabe a vez ao Kingston MobileLite Wireless, um mini router muito versátil.

O Kingston MobileLite Wireless

Dentro da caixa temos o MobileLite , um cabo USB, um adaptador para cartões microSD e a documentação de referência. Para carregar a bateria, poderão utilizar um carregador no smartphone/tablet que tenham por casa.


O MobileLite vem no seguimento do Wi-Drive. Perdeu o (curto) armazenamento interno. o qual foi substituído por armazenamento externo.


Para compensar este aspecto, temos uma porta USB 2.0 e um leitor de cartões SD. Tem ainda três leds informativos: ligado (ON), Wireless, e Internet .

O carregamento da bateria é feita pela porta micro USB.


As dimensões cresceram por forma a albergar uma bateria de capacidade superior (+25%), estando prevista uma autonomia até 5H. Este valor vai depender muito das condições de utilização.
Embora tenha uma espessura bastante superior à Wii Drive, o MobileLite continua a ser um equipamento muito leve (98g) e naturalmente, fácil de transportar.

O MobileLite Wireless (MLW) tem uma aplicação para Android e iOS, os utilizadores de Windows Phone ficam em desvantagem, mas isto não quer dizer que não possam utilizar este equipamento. Para além da aplicação, podem utilizar o browser para aceder aos conteúdos do armazenamento externo e inclusivamente aceder às configurações do equipamento.

Exemplo de acesso via browser (Android)

Não sendo a forma mais fácil, acaba por "resolver o problema" para os utilizadores de Windows Phone.
PC e afins, não serão o principal alvo deste equipamento, mas caso seja necessário, mais uma vez podem recorrer ao browser, ou utilizar o MLW como leitor de cartões/PEN USB.

O MLW não é só um router com "armazenamento externo". Pode também servir como bateria para carregar um equipamento.No teste que efectuei com o Nexus 4, a bateria deste passou dos 6% para os 39% em duas horas e nove minutos (esgotando a bateria do MLW). Durante este período, o ecrã do Nexus estava desligado, wifi e rede móvel ligados.

Para carregar um equipamento basta ligar um cabo USB à respectiva porta e pressionar (tocar apenas) o botão de power. O led que identifica a carga da bateria (e que o MLW está ligado) começa a piscar. Verde para carga superior a 50%, laranja entre 50 e 25% e vermelho para menos de 25%.


Contrariamente à informação que recolhi, nos testes que efectuei consegui estar a reproduzir um vídeo num equipamento e ao mesmo tempo a carregar outro. Claro está que esta não é uma situação usual e a bateria naturalmente não fará milagres.

Se pressionarmos o botão de power durante alguns segundos (3s serão suficientes), o MLW entra em modo de funcionamento de router/armazenamento sem fios.


O led mais à esquerda corresponde à carga da bateria, o do meio ao wireless e o da direita, à ligação à internet. Durante a inicialização, o led à direita pisca, após o que se acende o da ligação wireless do MLW. Se tiverem configurado o acesso à internet através de outra rede, o led da direita irá continuar iluminado.

Podem ainda ligar o MLW a outro equipamento via (micro) USB, portanto-se este último como um leitor de cartões SD. Se tiverem uma PEN na porta USB, esta vai ser igualmente reconhecida pelo PC.

Para acedermos ao armazenamento sem fios, basta ligarmos-nos à rede sem fios criada pelo MLW.


É nesta fase que podem escolher utilizar o browser ou a app. A grande diferença é que via browser não podemos aceder ao armazenamento interno.


Uma das primeiras preocupações que devem ter é alterar as definições de segurança da rede sem fios do MLW, adicionando uma password à mesma.


Podem e devem, diria, associar a vossa rede wireless de casa/trabalho/portátil ao MLW, possibilitando desta forma que para além do acesso ao armazenamento, continuem ligados à internet. O único aspecto menos positivo a reportar foi exactamente neste campo da ligação a uma rede sem fios. O firmware de origem não permitia a ligação à minha rede de casa. Com a actualização para o firmware mais recente, já consegui efectuar a ligação, obter um IP, mas continuei sem acesso à internet. Tentei mudar o tipo de encriptação, mas sem sucesso. Efectuei novo teste, desta vez com o meu modem 3G e com este já foi possível aceder à internet. Fica a dúvida a que se deveu o problema de ligação à minha rede wireless.

 Com qualquer uma das duas opções referidas anteriormente podem aceder a fotos, música e vídeos, e exibir/reproduzir as mesmas no vosso equipamento. A única limitação será este último e as aplicações que tenham instaladas.


Imagens, MP3, ficheiros de vídeo e documentos pdf e "office" não representaram qualquer problema para o Nexus 4. Para além do browser e da app, podem utilizar um gestor de ficheiros compatível com partilhas de rede. Com esta modalidade, têm mais uma forma de aceder a todos os ficheiros que estejam no armazenamento externo, copiando ou executando os mesmos.

Curiosidade: estava acabar de escrever estas linhas, quando olhei para o MLW e reparei que estava ao lado de um disco de 2,5" USB.


Nada como testar não é verdade?... E não é que o MLW consegue alimentar o disco, coisa que muito hubs com alimentação não conseguem! Num teste rápido após carregar o MLW, este conseguiu alimentar o disco durante 2 horas e 10 minutos, isto enquanto um smartphone reproduzia o vídeo. Assim fica aberta mais uma possibilidade de utilização. Pode inclusive servir como um NAS portátil :)


Apreciação final

Umas das limitações dos smartphones e tablets é o armazenamento, nomeadamente para os que não têm porta USB (OTG) ou leitor de cartões SD. Os adaptadores como o da Meenova podem ser uma solução, mas que não é transversal a todos os equipamentos. É aqui que o Kingston MobileLite Wireless entra, tornando-se numa alternativa para quem não pode, ou não quer optar por outra solução. Em poucos segundos têm acesso aos dados de um cartão SD ou uma pen USB. Basta utilizar a aplicação criada para o efeito, ou em alternativa o browser ou um gestor de ficheiros.

Como bónus, podem ainda utilizar o MLW como bateria extra para carregar os vossos equipamentos móveis. Não tem capacidade para uma carga completa, mas é suficiente para estender a autonomia por mais um bom por de horas.

O MLW tem um PVP na casa dos 50€, ao que podem juntar um cartão SD ou uma PEN USB (caso não tenham um lá por casa) e passam a ter um armazenamento móvel pronto a partilhar.


Kingston MobileLite Wireless

Prós
  • Slot para cartões SD e porta USB
  • Suporta discos 2.5" USB
  • Serve como bateria extra
  • Leve
Contras
  • Dificuldade em ligar o MLW à internet
  • Capacidade de carga reduzida

4 comentários:

  1. Está á venda em lojas portuguesas ou só pela net?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta clicar no link que refere o preço no final do texto para ficar com uma ideia.

      Eliminar
  2. Escapou-me a capacidade da bateria... O MU10 com instalações de software e configurações pode fazer muito do que este router faz. Provavelmente não será é capaz de alimentar um disco 2.5" durante tanto tempo.

    Mas continua continua... Luis Costa ;)

    ResponderEliminar