2014/01/01

Ataque a streamer no Twitch acaba com a Polícia a invadir-lhe a casa


Hoje em dia é fácil ficar-se conhecido na internet... e também ser o alvo de pessoas que por algum motivo decidem centrar-se nessas pessoas como forma de... levarem a cabo a sua "justiça". O problema é quando esses ataques não se limitam a fazer estragos digitais, mas levam as coisas também para o mundo real, como um streamer profissional veio a sentir na pele.

James Varga é uma das jovens vedetas que se pode dar ao luxo de viver exclusivamente das transmissões em straming que faz dos seus jogos - sim, há quem consiga viver disso - sendo mais conhecido no canal Twitch pelo nome PhantomL0rd. Ele o top streamer do Twitch chegando a ter cerca de 15 mil espectadores em simultâneo e muitos subscritores (pelos quais recebe $5 mensais).

Mas um grupo de hackers não engraçou com o que Varga faz e decidiu estragar-lhe o dia: qualquer que fosse o jogo que ele tentasse jogar, os hackers apontavam as suas armas aos servidores respectivos, impedindo o jogo. Isto fez com que, por momentos, redes de jogos online como a da EA e da Battle.net ficassem fora de serviço - afectando milhões de pessoas. Obviamente, este incidente inflacionou também o número de espectadores, que chegaram a ser de 140 mil em simultâneo, e uma nova vaga de subscritores (ao ritmo de 1 por minuto). Se o objectivo dos hackers era contrariar a sua popularidade e o dinheiro que ganha com isso... este episódio estava a ter o objectivo oposto.

Talvez por isso os hackers partiram para novas formas de ataque... e em breve James Varga estava a receber uma visita inesperada e pouco amistosa da polícia, que irrompeu pela sua casa, o algemou, e revirou a sua casa do avesso - devido a uma denúncia de que ele estaria a manter reféns na sua residência.

... Não me parece que este incidente vá ser suficiente para fazer com que Varga deixe de fazer aquilo que tem feito até ao momento, mas servirá para mostrar até que ponto alguns "ódios" na internet podem chegar - ao ponto de afectarem milhões de pessoas (neste caso, os jogadores que sem terem nada a ver com este caso se viram impedidos de jogar os jogos que queriam), e de se chegar ao ponto de fazer denúncias falsas nas autoridades.

1 comentário:

  1. O que aconteceu é que o PL (PhantomLord) começou a conversar com os "hackers" (até agora parecem só saber fazer DDoS), a dizer aos espectadores que tivessem perguntas para dizer no chat (só pessoas com uma subscrição podiam falar no chat) e quando foi jogar DotA 2, disse qualquer coisa como "Se eu ganhar o jogo, não façam nada, mas se eu estiver a perder, mandem o jogo abaixo".

    Pelo que percebi, a polícia foi enviada a casa dele por denúnica de outra pessoa. O grupo estava bastante feliz a ganhar a publicidade que queria.

    (Já agora, streamers de topo no LoL já passam facilmente os 50k espectadores)

    ResponderEliminar