2014/01/01
Checklist de segurança para Android e iOS
Um novo ano pode servir como o momento perfeito para se mudarem alguns comportamentos. No caso de terem recebido um novo smartphone no Natal, ou se desejam minimizar o risco de potenciais problemas de segurança no futuro, trago-vos uma lista de procedimentos que poderá poupar-vos algumas dores de cabeça.
Trata-se de uma lista de procedimentos recomendados pela Universidade do Texas para aumentar a segurança de equipamentos com Android e também com iOS.
Os passos básicos passam por coisas como manter o sistema actualizado com a última versão disponível, não modificar o sistema com root/jailbreaks, não instalar apps de fontes desconhecidas, instalar apps que permitam a limpeza remota do equipamento, definir PINs e passwords de acesso, etc.
Algumas das opções - como estas - não terão qualquer impacto prático na utilização do equipamento no dia a dia; mas se quiserem levar a coisa mesmo a sério haverá algumas opções que se podem tornar um pouco "chatas", como desactivar o auto-fill do browser, limpar históricos e cookies, esquecer as redes WiFi e desactivar o auto-join.
Claro que não serão obrigados a seguir todos estes passos - mas pelo menos convém passarem os olhos pela lista, para tomarem consciência dos potenciais vectores de ataque e potenciais riscos a que os equipamentos mobile podem estar sujeitos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Para o máximo de segurança, melhor mesmo é não usar telemóvel!
ResponderEliminarPara o máximo de segurança, melhor mesmo é não usar telemóvel!
ResponderEliminar