2014/01/06

Nvidia Tegra K1 traz o poder dos GPUs desktop para os tablets


Ainda esta manhã tínhamos falado de umas possíveis novas placas gráficas da Nvidia, e eis que lançam algo novo no segmento mobile: o Tegra K1 - um chip mobile que dá uso à tecnologia Kepler usada nos seus mais recentes GPUs "desktop" para um desempenho gráfico nunca antes visto num tablet.

Este Tegra K1 tem 192 cores CUDA e representa um enorme salto evolutivo face ao anteriores membros da família Tegra, passando da linha "mobile" para a linha "desktop".



Aliás... para os que se recordam de recentemente se estar a falar sobre se algum dia chegaríamos a ter gráficos de qualidade PS3/Xbox 360 num equipamento mobile... esse dia chegou! O Tegra K1 tem mais potência que estas consolas, tanto a nível de GPU como de CPU - aliás... o K1 é quase equivalente à potência das duas consolas somadas - e consegue fazer este feito gastando apenas 5% da energia (5W). É um feito notável, e que é demonstrado pela Nvidia correndo o Unreal Engine 4 com todos os seus efeitos e capacidades (o K1 suporta DirectX 11 e OpenGL 4.4).


Para além disso, este K1 vai estar também disponível numa versão que dará uso a a um novo CPU de 64 bits dual-core (Denver) para além do mais imediato sistema quad-core (mais um) de 32 bits - a versão de 64bits deverá ficar disponível na segunda metade deste ano - o que quererá dizer que lá para o Natal deveremos ter alguns produtos bem interessantes a chegar ao mercado (e até antes disso, na versão mais imediata com o quad-core "plus 1").

... Quanto mais tempo faltará para que os mobiles apanhem as mais recentes PS4 e Xbox One? Quatro anos?... Menos?... Que vos parece? (E a Nvidia também tem planos para levar este K1 para os automóveis.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)