2014/01/18

Sonda Rosetta prestes a acordar para aterrar em cometa


Nas séries e filmes as viagens espaciais são feitas numa questão de horas ou dias, mas na vida real as coisas passam-se de forma bem mais vagarosa. Há quase dez anos no espaço, a sonda espacial Rosetta prepara-se para acordar do seu sono de hibernação para retomar a sua missão e - se tudo correr bem - tornar-se na primeira nave espacial a aterrar num cometa.

Esta sonda foi lançada no já distante ano de 2004, e o seu alvo é o cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. Para lá chegar, a sonda usou a técnica de aceleração gravitacional, fazendo várias passagens pela Terra e uma vez por Marte (numa arriscada tangente que foi apelidada de "a aposta dos mil milhões de euros"); tendo também testar alguns dos seus instrumentos em dois cometas pelos quais passou.



Desde Junho de 2011 a sonda tem estado em hibernação para poupar energia, estando agendada a sua reactivação para o próximo dia 20 de Janeiro - altura em que os cientistas estarão atentamente à escuta, para verificar que tudo se encontra operacional para dar início à parte mais importante da missão: a aproximação ao cometa e - pela primeira vez na história da humanidade - lançar o pequeno módulo Philae para aterrar neste viajante do espaço profundo.

Se tudo correr bem, a sonda chegará o mapeamento do cometa em Agosto, e em Novembro chegará a parte mais aguardada, da aterragem (acometagem? ;) no cometa, que certamente será acompanhada em directo por muitos de nós.


Mas para isso... será necessário que na próxima segunda-feira a Rosetta acorde e sinalize que tudo está em condições. (A posição actual da sonda pode ser vista na página da ESA).

Actualização: a sonda já está em órbita do cometa.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)